Corinthians oferece programa com velório e funeral a adeptos

Em Portugal, o Benfica também já estabeleceu uma parceria com uma agência funerária.

Corinthians até morrer

Os adeptos mais fervorosos do Corinthians passaram a poder ter um funeral personalizado e repleto de alusões ao seu clube do coração. O pacote “Corinthians para sempre” oferece a quem aderir, por 27 reais mensais (9,15 euros) ou 35 (11,87 euros) na versão familiar, entre outros serviços, carro funerário com símbolos do Corinthians, velório, caixão preto e branco e mesa para expor ao lado do caixão lembranças alvinegras, entre outros pormenores.

Marcos Paulo Cabral de Lima, 39, já imagina o seu funeral: caixão preto e branco, bandeiras do Corinthians sendo entregues a parentes e amigos, fotos suas em jogos da equipa expostas num ecrã e, ao fundo, o hino alvinegro tocado por um violinista. "Tudo na minha vida tem ligação com o Corinthians", conta ao jornal brasileiro Folha de São Paulo este vendedor ambulante da zona leste da cidade.

Lima foi um dos primeiros a aderir ao programa funerário recém-lançado pelo Corinthians e resultado de uma parceria com uma empresa do ramo.

O simbolismo neste pacote funerário é levado tão a sério que na tradicional coroa de flores não existem folhas verdes para evitar qualquer associação ao rival Palmeiras. É tudo a preto e branco.

Até ao momento, mais de 30 pessoas já aderiram ao plano, que rende ao Corinthians 7% de royalties sobre as vendas.

“Dá vontade de morrer agora só para ser enterrado assim”, disse Leonardo del Biaggio, outro dos adeptos que já adquiriram o programa funerário corinthiano, à comunicação social brasileira.

Em estudo, e também em parceria com a funerária, o clube planeia construir um cemitério exclusivo para corinthianos, embora ainda não haja data para a concretização desta obra. O Boca Juniors, da Argentina, e o Schalke 04, da Alemanha, já possuem locais para colocar os restos mortais dos seus adeptos.

Por enquanto, este programa funerário personalizado está apenas disponível no estado de São Paulo, mas a ideia é alargá-lo ao resto do Brasil a partir de Janeiro de 2014.

O caso do Benfica
Em Portugal, o Benfica e a agência funerária Servilusa assinaram em Maio do ano passado uma parceria que permite aos sócios do clube usufruírem de vantagens financeiras nos serviços prestados pela empresa.

Estão definidos descontos de 12% e cerimónias personalizadas com um toque benfiquista, como são a utilização de urnas com elementos alusivos ao Benfica e a audição do hino do clube.

Sugerir correcção
Comentar