Começou a aventura política de Yao Ming na China

O ex-basquetebolista dos Houston Rockets fez esta segunda-feira as primeiras declarações enquanto membro da Conferência Consultiva Política do Povo Chinês.

Foto
Yao Ming defende várias causas, uma das quais a protecção dos animais China Daily/Reuters

O ex-basquetebolista profissional Yao Ming, que actuou na NBA ao serviço dos Houston Rockets, fez esta segunda-feira as suas primeiras declarações enquanto membro da Conferência Consultiva Política do Povo Chinês (CCPPC).

Yao Ming, que abandonou o basquetebol profissional em 2011 devido a problemas físicos, iniciou a sua actividade política com o objectivo de promover o desporto no país e “procurar que o desporto seja mais do que uma forma de promover a glória da nação". "[Tem de ser] também uma maneira de cultivar o corpo e inspirar a mente”.

O antigo poste dos Rockets é um dos 2.200 membros que, desde domingo, estão reunidos no plenário anual da CCPPC para a discussão de contas, iniciativas e outras sugestões para o desenvolvimento da China.

Ming, de 32 anos, já reconheceu “certa pressão” no seu cargo político, mas anunciou que vai defender uma melhoria no sistema que apoia os atletas chineses.

A figura de Yao Ming é uma das mais respeitadas na China, não só por ter sido o atleta mais popular dentro e fora do país, mas também pelo seu envolvimento em diversas causas como campanhas ambientais ou contra os maus tratos aos animais. 
 

Sugerir correcção
Comentar