Clubes portugueses vão receber 4,1 milhões do fundo de solidariedade da UEFA

Foto
No total, 33 clubes vão beneficiar do apoio da UEFA Adriano Miranda (arquivo)

Cada clube das ligas profissionais de futebol que em 2015-16 não participou nas fases de grupos das competições europeias vai receber 128 mil euros do fundo de solidariedade da UEFA.

Fonte oficial da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) disse nesta quarta-feira à agência Lusa que o valor total remetido à Liga de clubes para distribuir por 33 emblemas ascende a 4,1 milhões de euros.

A verba representa mais de o triplo do valor pago na anterior época (2014-15), com a UEFA a destinar então 1.338,551 euros para os clubes, comparativamente aos 4.119,950 euros de agora, o que significa um acréscimo de 207%.

Este fundo de solidariedade da UEFA, destinado ao investimento na formação dos clubes, é proveniente das receitas das Ligas dos Campeões e Liga Europa, as duas competições de clubes do organismo que gere o futebol europeu.

Entre os clubes que irão receber a verba estão 14 equipas da I Liga – nas quais não se incluem os “europeus” Benfica, FC Porto, Sporting e Sporting de Braga – e 19 equipas da II Liga, com excepção das equipas B.

Nas contas da I Liga de 2015-16 entram Boavista, Tondela, Nacional, Estoril-Praia, Paços de Ferreira, Arouca, Marítimo, Moreirense, Rio Ave, Vitória de Setúbal, Vitória de Guimarães, União da Madeira e Académica.

Da II Liga da época passada irão receber a verba Chaves, Feirense, Académico de Viseu, Atlético, Desportivo das Aves, Oriental, Penafiel, Gil Vicente, Leixões, Portimonense, Santa Clara, Freamunde, Sporting da Covilhã, Farense, Olhanense, Oliveirense, Famalicão, Mafra e Varzim.

Notícia corrigida às 18h02, com alteração do valor no primeiro parágrafo e retirada do Belenenses no penúltimo

Sugerir correcção
Comentar