Alberto Contador é o novo líder da Volta à Espanha

O ciclista espanhol conquistou a camisola vermelha após o contra-relógio individual em que foi o quarto mais rápido.

Foto
Tony Martin foi o mais veloz no contra-relógio da 10.ª etapa da Volta à Espanha Jaime Reina/AFP

Alberto Contador (Tinkoff) passou a ser o novo líder da Volta à Espanha em bicicleta ao tirar a camisola vermelha a Nairo Quintana, principal derrotado no final da 10.ª etapa, um contra-relógio individual de 36,7kms ganho pelo alemão e campeão do mundo da especialidade Tony Martin.

Contador foi o quarto mais rápido da tirada desta terça-feira e conseguiu roubar tempo à maior parte dos seus principais rivais na classificação geral: tem agora 27 segundos de vantagem sobre Alejandro Valverde, 59 segundos sobre Uran e 1m18s sobre Chris Froome. Com, sensivelmente, meia Vuelta cumprida, o espanhol é agora o principal candidato ao triunfo, depois de ter abandonado o Tour há pouco mais de um mês devido a uma queda da qual resultou uma lesão numa tíbia.

“Ninguém poderia imaginar que hoje pudesse estar vestido de vermelho, é uma surpresa enorme”, assumiu o ciclista da Tinkoff aos microfones da televisão espanhola TVE, acrescentando que acredita “poder ganhar” a corrida.

Nairo Quintana foi o grande derrotado da jornada. À partida, o colombiano tinha apenas três segundos de vantagem sobre o espanhol mas, com pouco mais de dez quilómetros percorridos, Quintana embateu contra uma barreira de protecção metálica acabando no asfalto. Apesar da queda, o colombiano montou novamente na bicicleta e tentou limitar os estragos, mas não foi capaz de impedir que o seu nome saísse dos 10 primeiros da geral — é agora 11.º, a 3m25s do primeiro.

“Veremos como me sinto amanhã [quarta-feira]. O meu objectivo é ajudar o Alejandro Valverde e veremos se na montanha ainda posso fazer alguma coisa”, afirmou Quintana no final da etapa.

Se o colombiano foi o azarado do dia, a desilusão foi o britânico Chris Froome. Em teoria, no lote dos candidatos à vitória na Vuelta, Froome era o que estava mais à vontade no contra-relógio, mas o líder da Sky ficou-se pelo 10.º melhor registo do dia.

Nesta quarta-feira, a 11.ª etapa, entre Pamplona e San Miguel de Aralar (Navarra) será propícia para os trepadores, com mais um final de tirada em alto, a terceira desta Vuelta. A derradeira subida será particularmente exigente com zonas com 13% de inclinação. com agências

Sugerir correcção
Comentar