A verdadeira América

Espero que prevaleça a sanidade de deixar de dizer "América do Sul" ou, pior ainda, falar nas Américas. Há muito que os Estados Unidos da América açambarcaram o nome da América. Há muitos estados na América e só um deles é que se chama Estados Unidos da América.

Para os estado-unidenses, o país deles é "America" e depois há "Canada" e "South America". Só os mais educados falam de "Central America".

Há, logo à superfície; isto é, sem sequer se dar ao trabalho de ser subjacente, o preconceito de que o melhor país do continente americano são os Estados Unidos da América e que isso lhe dá o direito de se auto-intitular América e de dizer que os cidadãos são americanos.

O Canadá, como segundo melhor país, tem direito a considerar-se parte da "América do Norte", para distinguir ambos os países superiores das repúblicas das bananas que constituem a América do Sul.

Era como se a Alemanha agora quisesse mudar o nome para Estados Unidos da Europa e cada alemão passasse a dizer que era europeu, que tinha um sonho europeu (American dream), uma maneira de viver europeia (American way of life) e estivessem à espera de escrever o grande romance europeu (great American novel).

Hey, USA: America wants its name back.

 

Sugerir correcção
Comentar