A imprensa inglesa destroça José Mourinho, o “tóxico”

O treinador português é apontado como instigador de um comportamento quezilento e intimidatório por parte dos seus jogadores.

Foto
José Mourinho teve uma noite para esquecer no jogo entre o Chelsea e o PSG Suzanne Plunkett/Reuters

José Mourinho está a começar a perder a aura que construiu em Inglaterra. A eliminação do Chelsea da Liga dos Campeões às mãos do PSG, que jogou em Stamford Bridge em inferioridade numérica desde o minuto 31, foi apenas mais uma acha para a fogueira em que o treinador português está a ser consumido.

Um futebol a roçar a violência para com o adversário, um comportamento agressivo e intimidatório em relação ao árbitro e uma arrogância despropositada do seu treinador são alguns dos muitos defeitos apontados à equipa de José Mourinho e ao próprio pela comunicação social inglesa sem excepção.

“Poucos fora de Stamford Bridge lamentarão a eliminação do Chelsea”, escreveu Henry Winter no Daily Telegraph, considerando a exibição dos londrinos frente ao PSG de “noite de desonra”.

O The Sun, jornal mais lido em Inglaterra, apelidou os jogadores de Mourinho de “Os Miseráveis”, numa alusão à obra do escritor francês Victor Hugo, acrescentando que o Chelsea tirou do jogo de quarta-feira “exactamente o que merecia, ou seja nada”.

O Times escreve que, “apesar de ter jogado em superioridade numérica durante 90 minutos, o Chelsea foi inferior ao PSG em todos os aspectos”, enquanto o The Independent critica especialmente o mau ambiente em que a partida decorreu, apontando o dedo a José Mourinho por esse facto. O comportamento dos jogadores dos blues, rodeando e pressionando o árbitro da partida em diversas ocasiões, foi especialmente censurado.

José Mourinho é considerado o responsável moral por estas atitudes dos seus jogadores devido ao seu discurso antes da partida, no qual qualificou o PSG como a equipa mais agressiva que defrontou nesta época. O Guardian apelidou mesmo as declarações do treinador português na véspera do encontro de “tóxicas”, estabelecendo uma ligação entre elas e a expulsão de Ibrahimovic (31’).

O momento em que nove jogadores do Chelsea rodeiam o árbitro pressionando-o para expulsar Ibrahimovic é particularmente censurado pelos jornais ingleses. “The Bully Boys” (os intimidatórios), titula o Daily Mail, que no seu interior qualifica este comportamento de “deplorável”

Jamie Carragher, antigo defesa do Liverpool e actual comentador da Sky Sports, falou de um comportamento vergonhoso da equipa londrina, e atribuiu as culpas a Mourinho. "Não é a primeira vez que este tipo de situações acontecem em equipas de Mourinho. Por isso é que acho que as equipas que ele treina serão sempre respeitadas mas nunca verdadeiramente amadas".

Sugerir correcção
Ler 11 comentários