A haka neo-zelandesa deixou os norte-americanos de boca aberta

A imagem de marca das selecções nacionais que representam a Nova Zelândia - a haka - teve a sua mais recente aparição no Mundial de basquetebol.

A "haka" da Nova Zelândia frente aos EUA

Antes do jogo entre a Nova Zelândia e os Estados Unidos, os jogadores neo-zelandeses realizaram a tradicional haka, perante o olhar atento dos adversários.

A haka é uma dança típica do povo Maori, e existem centenas, tradicionalmente executadas pelos homens das várias tribos Maori e representativas da diversidade cultural neo-zelandesa.

Tornou-se internacionalmente reconhecida quando a selecção nacional de râguebi da Nova Zelândia começou a interpretá-la antes dos jogos que realizava. Os "All Blacks", como são conhecidos, adpotaram uma haka específica, chamada Ka Mate.

No Mundial de basquetebol, a selecção neo-zelandesa não tem tido muita sorte com a haka exibida. É que nos quatro encontros que realizou somou três derrotas e um só triunfo. No filme que aqui se mostra, frente aos Estados Unidos, no encontro disputado na quarta-feira, o resultado foi desfavorável aos noeo-zelandeses por 98-71. Apesar da haka.

Sugerir correcção
Comentar