Pedro Lynce favorável a sistema de empréstimos aos estudantes

O ministro da Ciência e do Ensino Superior, Pedro Lynce, manifestou esta manhã no Parlamento a intenção de avançar com um sistema de empréstimos para os estudantes, admitindo estar em negociações com entidades bancárias.

Longe de ser novidade, a lei de 1997 do Governo socialista já refere que o Estado apoiará sistemas de empréstimos com o objectivo de possibilitar ao estudante a sua autonomização financeira, independentemente do curso ou da instituição frequentada.

Hoje na Assembleia da República, durante o debate sectorial sobre Ensino Superior, o ministro Pedro Lynce voltou a falar na possibilidade de ser criado um sistema de empréstimos aos estudantes, numa altura em que está prevista uma alteração à actual Lei do Financiamento do Ensino Superior Público.

O ministro garantiu que o Governo pretende alargar as bolsas aos estudantes do ensino particular e cooperativo e ao mesmo tempo avançar com um sistema de empréstimos para benefício dos não bolseiros.

"Estamos em negociações com entidades bancárias para saber qual a nossa responsabilidade. Nos períodos de carência alguém tem de assumir os riscos dos que não pagam e tem de ser forçosamente através de verba do ministério", referiu.

Durante o debate parlamentar, o ministro foi criticado pela oposição por não ter anunciado hoje quais as propostas do Governo para a alteração legislativa que pretende efectuar, nomeadamente, quanto ao financiamento do ensino superior e à autonomia das instituições.

Pedro Lynce adiantou que entre os meses de Março e Abril pretende apresentar as alterações às leis e nessa altura "terão toda a liberdade de criticar".

Sugerir correcção
Comentar