"Fala do planeta Terra?" Esta mensagem veio do céu, mas falhou o destinatário

O astronauta Tim Peake, a bordo da Estação Espacial Internacional, enganou-se no número de telefone.

Fotogaleria
Tim Peake no passado dia 15, horas antes de embarcar na nave que o levaria até à Estação Espacial Internacional REUTERS/Dmitry Lovetsky
As experiências vencedoras vão ser testadas na Estação Espacial Internacional
Fotogaleria
As experiências vencedoras vão ser testadas na Estação Espacial Internacional Paolo Nespoli/NASA/AFP (arquivo)

“Olá! Fala do planeta Terra?” Foi esta a pergunta que alguém, no Reino Unido, ouviu quando atendeu o telefone neste dia de Natal. Não se sabe quem a ouviu, mas o autor do telefonema é conhecido. E não… não estava numa galáxia muito distante de si, mas tão só a cerca de 400 quilómetros acima das nossas cabeças.

O telefonema teve origem na Estação Espacial Internacional e foi feito pelo astronauta britânico Tim Peake, que decidiu ligar à mulher para desejar boas-festas, mas enganou-se no número. A história foi contada nesta sexta-feira pelo jornal The Guardian, que dá conta também de que Peake, de 43 anos, se apercebeu rapidamente do erro e até pediu desculpas por essa chamada vinda do espaço.

"Queria pedir desculpa à senhora para quem acabei de telefonar por engano e disse 'Olá, fala do planeta Terra?' — não era uma partida... foi só o número errado!", escreveu no Twitter.

Tim Peake chegou à Estação Espacial Internacional a 15 de Dezembro, para uma missão de seis meses. É o primeiro astronauta britânico a bordo da estação, que nesta sexta-feira foi visível a olho nu no Reino Unido.

“Será a estrela mais brilhante no céu, movendo-se rapidamente do ocidente para leste. Poderão pensar que é um avião, mas se fosse esse o caso ouviriam o ruído do motor […]. No dia de Natal, o que verão é um objecto diferente a voar sobre os nossos telhados”, indicou o vice-presidente da Society for Popular Astronomy, Robin Scagell.

A passagem da estação já tinha sido antecipada pelo serviço de meteorologia inglês, que indicou as horas e as coordenadas em que esta podia ser vista nos céus do Reino Unido, ao mesmo tempo que avançava com esta hipótese: “Vou ver o Pai Natal?”

Isto porque, explicaram, quando é vista no céu, de noite, a Estação Espacial Internacional, por ser tão brilhante, pode ser confundida com o trenó do Pai Natal. E a estação de televisão norte-americana CNN descobriu nas redes sociais que houve vários pais que quiseram fazer esta surpresa aos filhos.  

David Downie, por exemplo, comunicou que a filha conseguiu mesmo ver, acenar e gritar pelo "Pai Natal". Outro pai teve menos sorte: ainda tentou convencer as crianças da casa que era o trenó do Pai Natal que se passeava lá por cima, mas em vão: os miúdos afinal eram seguidores atentos da Estação Espacial Internacional e aconselharam-no a não dizer mais tolices. 

 

Sugerir correcção
Comentar