Estudante britânico de 16 anos é o mais novo a caminhar até ao Pólo Sul

Lewis Clarke percorreu 1100 quilómetros em 48 dias e tornou-se novo recordista.

Foto
Uma viagem de 48 dias sob temperaturas e ventos glaciais DR

Com apenas 16 anos, o estudante britânico Lewis Clarke tornou-se na pessoa mais nova a atravessar os mais de mil quilómetros que separam a costa da Antárctida do Pólo Sul.

Clarke passou 48 dias a percorrer cerca de 1100 quilómetros, deslizando sobre um par de esquis e arrastando um trenó com equipamentos e mantimentos. O estudante – que cursa o 11.º ano do secundário em Bristol – partira de um ponto da costa da Antárctida na baía de Hércules a 2 de Dezembro, poucos dias depois de completar 16 anos.

Chegou ao Pólo Sul neste sábado, depois de ter enfrentado durante semanas temperaturas de até 40 graus negativos e fortes ventos glaciais. “Estou muito feliz mas sobretudo aliviado por não ter, pela primeira vez em 48 dias, de me levantar no dia seguinte e arrastar o meu trenó durante nove horas na neve sob vento gelado”, disse.

Lewis Clarke foi recebido na estação polar de Amundsen Scott e teve direito a uma refeição quente reconfortante: esparguete à bolonhesa. O início do seu regresso estava marcado para este domingo, partindo de avião da base científica. Clarke deverá estar de volta ao Reino Unido na próxima sexta-feira, dia 24.

O estudante reivindica o recorde de pessoa mais nova a fazer aquele trajecto pelos seus próprios meios – sem ajuda de cães, veículos ou papagaios de vento. Foi acompanhado por um guia e recebeu três suprimentos de mantimentos durante a viagem.

Até agora, a recordista era a canadiana Sarah Ann McNair-Landry, que fez o mesmo percurso sozinha em 2004, quando tinha 18 anos, sem receber quaisquer suprimentos no caminho.

Numa aventura distinta, um ciclista está também a fazer o mesmo percurso entre a baía de Hércules e o Pólo Sul. O norte-americano Daniel Burton, dono de uma loja de bicicletas, saiu também a 2 de Dezembro e será a primeira pessoa a chegar ao Pólo Sul a pedalar.
 

Sugerir correcção
Comentar