Especialista português do cancro da mama recebe doutoramento Honoris Causa da Universidade do Porto

O investigador está há vários anos a desenvolver uma espécie de “código de barras” dos tumores malignos mamários, que poderão permitir um tratamento mais personalizado da doença.

Foto
O cientista Carlos Caldas, especialista da genética do cancro da mama Universidade de Cambridge

Carlos Caldas, cientista português a trabalhar na Universidade de Cambridge, no Reino Unido, vai ser distinguido na próxima segunda-feira, pela Universidade do Porto (UP), com o título de Doutor Honoris Causa, anunciou aquela instituição em comunicado.

Atribuída na sequência de uma proposta da Faculdade de Medicina da UP, a distinção visa “reconhecer o brilhante percurso profissional e académico de Carlos Caldas e a elevada qualidade da sua produção científica”.

Juntamente com o português Samuel Aparício, da Agência do Cancro da Columbia Britânica em Vancôver, Canadá, Carlos Caldas está há vários anos a construir o “mapa” do cancro da mama para determinar os padrões de mutações e as melhores terapias para combater a doença de forma personalizada.

Recorde-se que há dias, um jogo para smartphones foi lançado pela Cancer Research UK (entidade britânica sem fins lucrativos que promove o estudo do cancro), baseado na massa de dados genéticos já recolhidos pelas equipas destes dois cientistas. Trata-se de iniciativa de “ciência cidadã” na qual quem jogar irá contribuir directamente, através do seu desempenho no jogo, para a identificação visual das anomalias genéticas presentes nos tumores cancerosos da mama.

O neurocirurgião João Lobo Antunes e o cientista Manuel Sobrinho Simões serão os oradores na cerimónia de atribuição do doutoramento, que terá lugar pelas 11h na Aula Magna da Faculdade de Medicina da UP.

Sugerir correcção
Comentar