Eclipse parcial do Sol visível no domingo em Portugal

Quem estiver na zona equatorial de África vai poder ver um eclipse total. O próximo eclipse observável em território português será em 2015.

Foto
Olhar directamente para o Sol durante um eclipse pode causar cegueira Dimitri Messinis/AFP (arquivo)

No próximo domingo, a 3 de Novembro, olhe-se para o céu por volta do meio-dia. Uma pequena sombra vai cair sobre Portugal continental, que será mais escura nos arquipélagos dos Açores e da Madeira. Um eclipse parcial do Sol estará a essa hora em crescendo, atingindo o pico, em Lisboa, às 12h23, com 14% do Sol ocultado.

Mas quem estiver na região equatorial de África vai ter direito ao fenómeno completo. No Gabão, às 13h52 (hora de Lisboa), a Lua vai passar em frente à Terra e tapar completamente o Sol.

Países vizinhos vão conseguir ver um eclipse parcial considerável. Em Cabo Verde, o Sol vai ficar 85% encoberto às 11h59 (hora de Lisboa). Em Bissau, será de 82%, às 13h44; e em Luanda será de 73%, às 14h02. São Tomé vai ter um eclipse quase completo: 98% do Sol vai ficar escondido às 13h44.

O fenómeno astronómico será ainda visível no leste da América do Norte, no Norte da América do Sul, no extremo da Europa Ocidental, na África e no Médio Oriente.

Em Portugal continental, a sombra do eclipse vai aumentando de norte para sul. Segundo dados do Observatório Astronómico de Lisboa, em Bragança vai ver-se uma sombra ténue. O eclipse parcial começará aqui às 11h53 e terminará às 13h01. Só 7,5% do Sol é que ficará ocultado, provocando um obscuridade de 2,4%. Em Faro, o eclipse dura entre as 11h35 e as 13h18, com 16% de ocultação do Sol às 12h26, com uma obscuridade de 7,9%.

Os Açores e a Madeira estão mais próximos da linha em que o eclipse vai traçar na Terra. Em Ponta Delgada, o Sol vai ficar 33% oculto, com 21,7% de obscuridade. Aqui, o eclipse parcial inicia-se às 9h47 (hora local) e termina às 11h52, sendo a maior fase às 10h47. No Funchal, o eclipse iniciar-se-á às 10h58, atingindo a maior fase às 12h05 e terminando às 13h17. O Sol irá ficar tapado em 34% e os madeirenses vão observar uma obscuridade de 22,6%.

O Centro de Interpretação Ambiental da Pedra do Sal, em São Pedro do Estoril, perto de Cascais, abrirá as portas abertas e terá telescópios apontados ao céu no domingo para ver o eclipse parcial do Sol, entre as 11h30 e as 13h30. A participação é gratuita.

No Observatório Geofísico e Astronómico da Universidade de Coimbra, a partir das 11h, vai haver um conjunto de actividades sobre o eclipse parcial do Sol. A iniciativa, chamada Uma Dentadinha no Sol, conta com a palestra Eclipse Solar? O que É?, a observação do fenómeno pelo telescópio, uma visita à colecção do observatório e, finalmente, uma ligação em directo com São Tomé e Príncipe, onde o eclipse será quase total. Esta última actividade integra-se num programa denominado Eclipse 2013 – História e Ciência no Príncipe, a ocorrer no país africano, que conta com o apoio de algumas instituições portuguesas como o Museu de Coimbra ou o Observatório Astronómico de Lisboa.

No Observatório Astronómico de Lisboa, também haverá uma sessão de observação do eclipse parcial. No local, estarão disponíveis telescópios com filtros apropriados para o público poder observar este fenómeno. A sessão inicia-se às 11h e termina às 13h30.

Durante a observação do eclipse é importante usar óculos e filtros especializados, pois não há outra forma de olhar para o Sol com segurança. Sem filtros, olhar para o Sol pode causar cegueira.

O próximo eclipse solar observável em Portugal ocorrerá em 2015. 

Notícia actualizada com informação sobre a actividades em Coimbra e em Lisboa.
 

Sugerir correcção
Comentar