Avaria na estação espacial obriga a saídas para o espaço

Problemas foram em válvula de sistema de refrigeração de equipamentos electrónicos.

Foto
A Estação Espacial Internacioanl começou a ser construída há 15 anos DR

A NASA está a planear três passeios no espaço a partir de sábado para reparar a válvula que provocou problemas num sistema de refrigeração da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês).

A primeira saída para o espaço está prevista para sábado: Rick Mastracchio e Mike Hopkins, dois dos seis astronautas a bordo da ISS, irão substituir a bomba de refrigeração danificada a partir do exterior da estação. A segunda saída deverá ter lugar na segunda-feira.

“Vão tentar acabar a reparação em duas saídas”, disse Josh Byerly, porta-voz do Centro Espacial Johnson da NASA, em Houston. Caso seja necessário, a agência espacial prevê um terceiro passeio no espaço, no dia de Natal.

Detectada há uma semana, a avaria não pôs a tripulação em perigo, sublinha a NASA. A bomba cuja válvula se avariou é um – entre dois – sistemas de arrefecimento de equipamentos electrónicos da ISS, funcionando à base de amoníaco. Isto obrigou a NASA a utilizar apenas o segundo sistema de arrefecimento e a activar certos equipamentos.

Este incidente já levou ao adiamento do lançamento do módulo de carga Cygnus, da empresa privada Orbital Science. Previsto para esta semana, foi agora marcado para Janeiro.

Sugerir correcção
Comentar