Não há duelos para as europeias, mas PS e AD concordam com modelo de debates a quatro
É o terceiro modelo proposto pelas televisões depois de AD e PS terem recusado os 28 frente-a-frente, alegando falta de tempo, e de o Bloco ter ameaçado com providência cautelar. Ainda há críticas.
Tanto o PS como a AD – Alternativa Democrática recusavam, há dias, os debates frente-a-frente para as europeias com o mesmo argumento de que isso tirava tempo de campanha na rua. Mas depois de a AD ter acusado o PS de querer fugir aos debates com o seu candidato Sebastião Bugalho, os socialistas aceitaram um novo modelo proposto pelos três canais generalistas. Serão feitos seis debates com quatro candidatos cada, em vez dos 28 duelos, distribuídos pelas antenas da RTP, SIC e TVI, um modelo que se aproxima da proposta feita pela Iniciativa Liberal. Na televisão pública haverá ainda um debate com os oito partidos com assento parlamentar, no dia 28, e está previsto outro organizado pelas rádios.
O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.