Maturidade democrática precisa-se

Luís Montenegro quer mesmo tentar cumprir a legislatura ou está a esticar a corda para provocar eleições antecipadas e procurar conquistar um resultado eleitoral mais sólido?

Ouça este artigo
00:00
04:56

O novo Governo chefiado pelo líder do PSD ainda vai na sua primeira semana de vida, depois de Luís Montenegro ter tomado posse como primeiro-ministro, na terça-feira, e o clima político continua crispado e nada normal para um arranque de legislatura. Mas o facto é que o resultado que saiu das urnas e o Parlamento que os eleitores escolheram têm características que explicam, em parte substancial, a crispação que existe. A Aliança Democrática ganhou e Luís Montenegro formou Governo, mas a verdade é que isso acontece porque o CDS tem dois deputados. Na prática, no hemiciclo de São Bento senta-se o mesmo número de deputados nas bancadas quer do PSD, quer do PS, 78 cada. Estes números explicam que o PS se afirme como oposição, assente numa sólida base parlamentar, enquanto o PSD é Governo com um aparentemente frágil apoio na Assembleia da República.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 14 comentários