Nomes apagados e descobertas usurpadas: a história das mulheres na ciência

O preconceito em relação às mulheres na ciência acompanhou gerações, afectando cientistas como Lise Meitner, no século XIX, ou Katalin Karikó, vencedora do Nobel da Medicina de 2023.

Foto
Rosalind Elsie Franklin nasceu em Londres a 25 de Julho de 1920 Rosalind Franklin/Laboratório de Biologia Molecular do Conselho britânico
Ouça este artigo
00:00
25:55

“Efeito Matilda”: é esta uma expressão usada para designar o fenómeno de um potencial enviesamento a favor dos académicos do sexo masculino, relegando para segundo plano mulheres que tanto contribuíram para o mundo da ciência. Os exemplos são mais do que muitos – avançamos aqui com sete. Já a esperança, essa é que a história resulte em aprendizagem e que a sociedade aprenda a dar palco e reconhecimento às mentes mais brilhantes, independentemente do género.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 9 comentários