História da ciência

Todos os tópicos

Licenciaram-se este ano os primeiros alunos do novo curso de Estudos Gerais, que junta as faculdades de Ciências, Letras e Belas-Artes da Universidade de Lisboa, segundo o verdadeiro espírito de Bolonha e do saber enciclopédico da universidade criada no século XIII.

  • Licenciaram-se este ano os primeiros alunos do novo curso de Estudos Gerais, que junta as faculdades de Ciências, Letras e Belas-Artes da Universidade de Lisboa, segundo o verdadeiro espírito de Bolonha e do saber enciclopédico da universidade criada no século XIII.

  • Experiência feita pela primeira vez há mais de 2200 anos vai agora decorrer em vários pontos do mundo, com a sombra de uma vara. Em Portugal, Coimbra, Faro e Tavira marcam presença.

  • Os britânicos estão agora a votar para definir o tema de um novo prémio milionário, entre seis possíveis: alimentação, água, dióxido de carbono, demências, paralisia e antibióticos. Depois, um comité ficará à espera de propostas vindas de qualquer parte do mundo, e a melhor levará o prémio para casa.

  • Telescópios, herbários ou fotografias de microscópio são diferentes formas de materialização da ciência, um património muitas vezes desconhecido. Seis instituições científicas querem reunir 18 milhões de euros para se ter uma ideia clara e divulgar o que existe no país.

  • No último meio século, John Mainstone tomou conta da experiência mais longa em curso em laboratório, que dura há 86 anos. E esperou, pacientemente, para ver alguma coisa acontecer.

  • O inventor do telefone gravou uma mensagem num disco de cera em 1885. Agora, uma nova tecnologia permitiu ouvir a voz "vigorosa e decidida" de Alexander Graham Bell.