Portugal e o Futuro: um livro atrasado a reivindicar o futuro agitou Portugal

Um general de botas no terreno corre atrás do prejuízo da história. Propõe o que já não é exequível, por tardio. Mas o que escreveu ajudou à mobilização dos oficiais mais tímidos.

Foto
O marechal António de Spínola em Abril de 1994 com o seu livro Portugal e o Futuro, que foi lançado em Fevereiro de 1974, já com o Movimento das Forças Armadas pronto para derrubar o regime LUSA
Ouça este artigo
00:00
10:42

Em Fevereiro de 1974, há precisamente 50 anos, a denúncia do imobilismo da ditadura é dada à estampa. Em 244 páginas, Portugal e o Futuro, do general António de Spínola, destrói a política ultramarina do Estado Novo e encosta à parede Marcello Caetano. O livro não é censurado, esgota cada uma das cinco edições, mas o que propõe é inexequível por tardio. Spínola, militar de botas no terreno, corre atrás do prejuízo da história.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 11 comentários