PÚBLICO celebra Dia da Literacia Mediática com entrega de prémios a jornais escolares e debates

As iniciativas do PÚBLICO visam premiar os projectos vencedores do Concurso Nacional de Jornais Escolares e debater a responsabilidade social e “o papel da informação jornalística” para a cidadania.

Foto
Jornais escolares recebidos no âmbito do Concurso de Jornais Escolares do Projecto PÚBLICO na Escola Nelson Garrido (arquivo)
Ouça este artigo
00:00
02:39

O Dia da Literacia Mediática no PÚBLICO está de volta e será celebrado esta terça-feira com duas conferências: o PÚBLICO na Escola e PSuperior. A primeira tem início às 10h30 e a segunda às 15h.

A sessão de abertura da conferência PÚBLICO na Escola ficará a cargo do director do jornal, David Pontes, seguida das intervenções de Bárbara Simões e Luísa Gonçalves, ambas coordenadoras da iniciativa, que visa "contribuir para uma relação mais próxima entre a actualidade mediática e a escola". Por volta das 11h, será realizada a entrega dos prémios aos 11 projectos vencedores do Concurso Nacional de Jornais Escolares: os melhores jornais de escola e agrupamento, a melhor reportagem, o melhor design gráfico, o melhor trabalho de ciência, o melhor trabalho de cultura, o Prémio 25 de Abril - Melhor Trabalho sobre Liberdade e ainda um prémio incentivo.

No final da entrega de prémios, haverá ainda uma conversa com o almirante Martins Guerreiro a propósito do Prémio 25 de Abril. A conferência, que terá transmissão em directo, termina com a intervenção do ministro da Educação, João Costa.

O PSuperior também está de regresso com uma nova edição, que conta com "a colaboração das instituições de ensino superior e associações de estudantes". A conferência, que também poderá ser acompanhada em directo, terá início às 15h com os discursos do director do PÚBLICO, Maria José Fernandes, do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos, e Paulo Jorge Ferreira, do Conselho de Reitores de Universidades Portuguesas.

O primeiro debate, cujo mote é "O PSuperior e a Responsabilidade Social" vai contar com a participação de Mário São Vicente, director de Relações Institucionais e Responsabilidade Social da Fidelidade, Vasco Teixeira, CEO da Porto Editora, Francisca Buccellato, Head of Brand, Communications & CSR da NTT DATA Portugal, Lucinda Lopes, vice-presidente do Conselho de Administração da Fundação INATEL, Maria do Céu Ramos, vogal do Conselho Executivo da Fundação Eugénio de Almeida, e Tomás Neves de Almeida, assinante do PSuperior. A moderação ficará a cargo de Manuel Carvalho.

Por volta das 16h15, haverá um segundo debate, moderado por Andreia Sanches, directora adjunta do jornal, onde será discutido "o papel da informação jornalística" na formação para a cidadania. Os participantes serão Ana Rocha de Paiva, gestora de Programas de Inovação e Desenvolvimento para os Media em EMEA, na Google, Alberto Rui Pereira, CEO da IPG Mediabrands Portugal, Carlos Eugénio, director-geral da Visapress, e Tiago Rosário, presidente da Associação de Estudantes da Escola Superior de Comunicação Social. A conferência termina com uma intervenção de Cristina Soares, do Conselho de Administração do jornal.

Sugerir correcção
Comentar