Jovens reduzidos a um número

A maioria dos alunos que entram nos cursos com médias de entrada mais altas – que levam a profissões mais bem pagas – tem pais com educação universitária e nível socioeconómico mais elevado.

Ouça este artigo
00:00
06:40

Foi agora divulgado um estudo sobre a saúde mental dos alunos da Universidade de Lisboa, indicando uma situação preocupante: apenas 36,4% dos alunos se dizem motivados para os seus estudos, só 14,5% se sentem bem durante a maior parte do tempo, e um quarto é identificado como sofrendo de ansiedade (26,4%) ou depressão (25,2%). Não conhecendo a metodologia do estudo que não foi publicado, a comparação direta com outros estudos não é viável – estimando-se que ansiedade e depressão afetam 12% e 9% dos alunos em universidades americanas, e 42% e 35% em universidades do Reino Unido, respetivamente.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 1 comentários