Adeus, avó

Obrigado, avó. Mesmo quando não ouvimos por não querer ouvir, por teimosia surda, e, na surdez, batemos de cabeça com todas as nossas forças contra as paredes da vida.

Foto
Unspalsh

A minha avó, sempre com o seu cuidado, a sua atenção, o seu primor, a sua exigência, pedia pelo menos um adeus antes de nos irmos embora. Antes que não voltássemos. Antes que fosse a última vez — e tem sido a última, ano após ano, de há 20 anos para cá, no fim das férias.

Por nos querer mais que tudo como à própria vida, vivida por inteiro a recusar dar-se por vencida, custe o que custar — e vá Deus saber de onde vêm estas forças e os mistérios escondidos, enterrados, sonegados, roubados pelo passado. Porque acima de tudo está o orgulho e a altivez. E porquê ter medo se nada se deve? Assim é a minha avó, mesmo quando se deve, mesmo quando deveu, sem nunca dar parte fraca.

Sempre me interroguei de onde vinha aquela força e qual o legado da sua geração, avó, o legado que agora se perde para sempre quando se sobreviveu a uma grande guerra. Quis incutir-nos a sobrevivência acima de tudo. A força. E, entretanto, uma ditadura. Mais força à força, alguém sempre à espreita — a morte sempre à espreita a querer saber, a querer morrer.

Mesmo quando não tem razão, mesmo se em falta ou em erro — e errar só por amor, por cuidado, nunca por querer. “Não me desrespeitem, soubessem vocês”, diria ela em pensamentos. E soubéssemos nós. Se não sabemos, a si o devemos.

Obrigado, avó. Mesmo quando não ouvimos por não querer ouvir, por teimosia surda, e, na surdez, batemos de cabeça com todas as nossas forças contra as paredes da vida. Mas a avó já lá estava à nossa espera num meio sorriso enquanto nos dizia: "Eu não te disse?".

Estava sempre à nossa espera assim como agora esperamos por quem não nos ouve. Já sabemos.

O que ninguém sabe é quando será a última vez. Apesar dos anos que teimam em passar rapidamente, não faltei uma vez à sua presença, avó, e repare por favor como me dirijo e sempre dirigi a si na terceira pessoa, o tal respeito, consideração, ou então a plena consciência do meu lugar na hierarquia familiar. Quem manda é a avó.

Claro que é a avó. Foi sempre a avó.

Mas desta vez foi diferente. Esta noite foi diferente, foi a avó quem, do seu quarto, me telefonou para comunicar. A avó veio cá abaixo até à rua para dizer adeus. Pelo seu próprio pé apesar de já não poder andar, apesar de já nem poder falar e muito menos telefonar do seu leito acamado.

Mesmo assim e apesar de tudo telefonou-me. Apesar de tudo vem mesmo cá abaixo para dizer adeus. Tem medo que seja a última vez e eu, que já sei a lengalenga, digo: “Ó avó” e é sempre a última vez e não tarda estamos de volta”.

Por isso, e por cuidado, por carinho e atenção, não vá acontecer algo, aqui estou eu ao seu encontro já à porta do lar. Não estava longe, estava já aqui ao virar da esquina e ainda me cruzo com uma enfermeira e uma auxiliar e troco os bons dias enquanto subo ao seu andar mesmo a tempo de encontrar a dona Alzira lavada em lágrimas agarrada a si, pequena e encolhida, tão pequenina de encontro à porta, de encontro ao chão.

“Ela só lhe queria dizer adeus”, chora a dona Alzira.

Acordo cheio de calor. Era só um sonho — ou então um pesadelo — e não sei se quero escrever, não assim, avó.

Portanto faltam-me as palavras para explicar mais o porquê e se calhar é este orgulho, altivez e teimosia de quem não quer admitir quando se está errado mas aqui vai, avó: é que eu também não sei quando é a última vez. E se for a última vez, a verdade, avó, foi a de me ter dito mesmo adeus.

Sugerir correcção
Comentar