Para que creche gratuita chegue a todos é preciso duplicar a oferta actual

Graças à medida da gratuitidade, famílias estão a poupar entre cerca de 60 e quase 400 euros mensais, dependendo do agregado familiar, das despesas fixas e do rendimento.

Foto
A gratuitidade não chega a todos, porque não há vagas nem para metade das crianças que dela podiam beneficiar Paulo Pimenta

A falta de vagas nas creches está a pôr em causa a universalização da medida de gratuitidade, que o Governo está a executar de forma faseada. E para que todas as crianças até aos três anos pudessem, efectivamente, ter direito a frequentar uma creche gratuitamente “seria necessário duplicar a actual capacidade instalada”. A conclusão está numa nota sobre a medida que a unidade de monitorização do Centro de Competências de Planeamento, de Políticas e de Prospectiva da Administração (PLANAPP) divulgou esta quarta-feira.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 1 comentários