Ministra da Presidência fala em "dia de tristeza"

Maria Manuel Leitão Marques escreveu um depoimento para o PÚBLICO a reagir ao "Brexit" que resultou do referendo no Reino Unido.

"A União Europeia inicia hoje o momento mais difícil da sua história como União.

Perdeu hoje um dos seus Estados. Até agora só tinha ganho novos membros. Perdeu diversidade e perdeu um País que eu me habituei, desde cedo, a associar à construção e à defesa da Democracia, a deles e a da Europa.

Mais do que o impacto económico nos mercados, preocupa-me o impacto no projeto, que sempre foi muito mais do que um projeto económico. Por muito que às vezes isso tenha sido esquecido (sobretudo durante a crise) esta Europa, a da União, é uma forma de vida, que se compõe de liberdade, de entreajuda e de segurança. Não a trocava por qualquer outra das que conheço no mundo.

Não me identifico com as razões que justificam esta votação, que significa a vitória do medo e do preconceito sobre a solidariedade e a diversidade de culturas. Porém, este referendo, para além de tudo o resto, é também um alerta para as instituições Europeias. Exige refletir sobre o exercício, por vezes excessivamente tecnocrático e sobranceiro, de alguns responsáveis e funcionários europeus perante os Estados-Membros. Deve lembrar-nos que a Europa somos todos nós, os cidadãos europeus, que é preciso manter unidos e convencidos da bondade essencial do projeto.

Inicio este dia com tristeza, pensando em Jo Cox que morreu por uma causa. Espero, que, apesar deste resultado, a causa dela, que é também a minha, não seja uma causa perdida para a Europa.

Nota aparte: Coisa pequena, neste contexto, mas como Ministra da Modernização Administrativa, sinto que perdemos também um dos principais aliados na redução de burocracia desnecessária no seio das instituições europeias."

Sugerir correcção
Ler 1 comentários