EUA: democrata Obama e republicano Huckabee venceram primárias no Iowa

Foto
Barak Obama Jason Reed/Reuters

O senador democrata Barack Obama e o republicano Mike Huckabee venceram as eleições primárias no Iowa, nos EUA, naquela que foi a primeira etapa na corrida para as presidenciais que terminarão em Novembro.

Do lado dos democratas, Obama reuniu 37,6 por cento dos votos deixando para trás John Edwards (29,7 por cento) e Hillary Clinton (29,5 por cento), os dois candidatos que, em teoria, disputariam o primeiro e segundo lugares.

Obama foi o primeiro candidato negro a vencer uma eleição primária nos EUA e poderá vir a ser o primeiro afro-americano a chegar à Casa Branca. Apoiado pela conhecida apresentadora de televisão, Oprah Winfrey, o candidato democrata afirmou que os últimos resultados eram sinal de que a mudança estava a chegar à America, "houve uma escolha da esperança sobre o medo, da unidade sobre a divisão", disse.

Mike Huckabee, pastor evangélico e antigo governador do estado de Arkansas, obteve uma vitória larga com 34,4 por cento do total de votos republicanos contra os 25,3 por cento de W. Mitt Romney, antigo governador de Massachussetts e o seu principal adversário.

Segundo o "New York Times", foi a boa prestação nos debates televisivos que possibilitaram a Huckabee a vitória sobre o ex-governador de Massachussetts. As elevadas quantias gastas na campanha eleitoral acabaram por não se traduzir em número de votos e Romney tem agora a pressão de ganhar em New Hampshire.

Nas primárias do Iowa foram eleitos 57 delegados democratas e 40 delegados republicanos. Na próxima quinta-feira, em New Hampshire, decorrerá a próxima fase das eleições presidenciais, o mais longo combate eleitoral nos EUA. Depois, segue-se o estado de Carolina do Sul onde mais de metade dos eleitores democratas são negros.

Sugerir correcção
Comentar