Contactos “desconhecidos” que apareceram em telemóveis dos clientes Vodafone são da empresa

Os contactos “desconhecidos” que apareceram no telefone de alguns clientes da Vodafone, sem qualquer acção da sua parte, “pertecem todos à Vodafone” e não têm qualquer relação com ataque de que a empresa foi alvo.

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Vodafone no Porto Manuel Roberto

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Vários clientes da Vodafone notaram, durante a manhã desta quarta-feira, o aparecimento de números desconhecidos associados a um contacto com o nome Vodafone que surgiu na lista telefónica. A empresa vem esclarecer: os números são oficiais e associados a campanhas de marketing, não havendo qualquer ligação ao ciberataque de segunda-feira, que afectou os serviços da empresa.

Os relatos surgiram nas redes sociais. Vários utilizadores partilharam screenshots onde se viam vários números associados a um único contacto: Vodafone. De acordo com estes utilizadores, apareceram sem qualquer acção da sua parte.

Contactada pelo PÚBLICO, fonte oficial da Vodafone esclarece que os números “pertencem todos à Vodafone”. “Decorrem de uma funcionalidade da APP My Vodafone, já existente, que permite ao cliente identificar a origem do número chamador associado a campanhas de marketing”, explicam ainda. O objectivo é que os contactos efectuados pela operadora surgissem no chamador dos telefones devidamente identificados.

“Caso os clientes não pretendam identificar o número chamador como Vodafone, podem apagar este contacto do telefone”, afirma ainda a empresa.

“A disponibilização destes contactos, ao abrigo desta funcionalidade, não está relacionada com o ciberataque” de segunda-feira.

Rede por estabilizar

Pelas 18h30 desta quarta-feira, a Vodafone informou, em comunicado, que “a prioridade do dia” tem sido a estabilização da sua rede e a recuperação do serviço de voz fixa, que tem relevância para todos os clientes, mas em especial para os clientes empresariais. Desde a hora de almoço que iniciámos de forma gradual o restabelecimento deste serviço, o qual tem vindo sustentadamente a ganhar estabilidade.”

“Foi igualmente possível restabelecer alguns canais de comunicação” com o serviço de apoio a clientes, apesar de ainda haver “constrangimentos”. “O restabelecimento dos canais digitais, designadamente através da app My Vodafone, está a ser outra área de actuação prioritária, com resultados já alcançados mas ainda sem acessibilidade total.”

Continua também o “processo de sustentabilidade da prestação do serviço de dados móveis sobre a rede 4G, que tem estado a evoluir favoravelmente”.

Embora o serviço de televisão da Vodafone “não tenha sido directamente impactado pelo ciberataque, alguns clientes viram o seu serviço comprometido durante o dia de hoje, devido aos trabalhos em curso e a interligações entre sistemas, estando neste momento em fase final de resolução, com um número já bastante residual de clientes afectados”.

Na noite de segunda-feira, os serviços da Vodafone registaram falhas: apenas o serviço de Internet fixa escapou ao ataque. O serviço de televisão, telecomunicações móveis e dados móveis estiveram indisponíveis durante a noite de segunda-feira e o dia de terça-feira numa grande parte do país.

A falha foi atribuída a um ciberataque – um “acto criminoso”, nas palavras do presidente executivo da Vodafone Portugal, Mário Vaz.

O ataque afectou clientes privados e vários serviços. Entre eles, as corporações de bombeiros e o INEM, com as comunicações de emergência a serem asseguradas pela rede SIRESP, ou a rede Multibanco.


Notícia actualizada às 18h43 com um novo ponto de situação feito pela Vodafone