Women’s World Car of the Year: há 64 candidatos a Carro do Ano

São 64 os veículos apurados para serem votado pelo júri do Women’s World Car of the Year, composto actualmente por 55 jornalistas de 40 países, Portugal incluído.

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WWCOTY

As juradas do Women’s World Car of the Year (WWCOTY) começaram a votar esta semana, num processo que culminará com a revelação dos vencedores das seis categorias, na segunda semana de Fevereiro. Os líderes das classes serão, posteriormente, submetidos a uma segunda avaliação para apurar o carro que, globalmente, se apresentou como a melhor solução em 2021, sendo avaliados aspectos como relação qualidade/preço, segurança, funcionalidades, mecânicas e design, entre outros.

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As juradas do Women’s World Car of the Year (WWCOTY) começaram a votar esta semana, num processo que culminará com a revelação dos vencedores das seis categorias, na segunda semana de Fevereiro. Os líderes das classes serão, posteriormente, submetidos a uma segunda avaliação para apurar o carro que, globalmente, se apresentou como a melhor solução em 2021, sendo avaliados aspectos como relação qualidade/preço, segurança, funcionalidades, mecânicas e design, entre outros.

Entre os automóveis que já estão disponíveis no mercado português (ou que já foram apresentados), Citroën C4, Opel Mokka, Honda HR-V, Peugeot 308, Honda Jazz Crosstar, Hyundai Bayon e Toyota Yaris Cross disputam a categoria de modelo urbano (comprimento até 4,4 metros); e Audi Q3 Sportback, Audi Q4 e-tron, Mitsubishi Eclipse PHEV, Nissan Qashqai, Renault Arkana, Kia Sportage, Toyota Corolla Cross, Mercedes-Benz EQA e Volvo C40 Recharge estão entre os SUV familiares (entre 4,4 e 4.6 metros).

Os familiares grandes (mais de 4,6m) incluem BMW i4, DS 9, Kia EV6, Ford Mustang Mach-E, Mercedes-Benz classe C, Mercedes-Benz EQS, Hyundai Ioniq 5 e Toyota Mirai, ao passo que os SUV grandes integram Mercedes-Benz EQB, BMW iX, Mercedes-Benz EQC, Toyota Highlander, Hyundai Santa Fe, Volkswagen ID.4 e Lexus NX.

Por fim, as categorias para as quais o tamanho não importa: desportivos e pick-ups/4x4. No primeiro, por Portugal, comercializa-se o Audi e-tron GT, Ferrari 296 GTB e Porsche Taycan Cross Turismo, enquanto no segundo se pode contar com Isuzu D-Max, Jeep Wrangler 4xe e Toyota Land Cruiser.

Na última edição, o Land Rover Defender saiu vencedor de uma segunda ronda de votação entre os líderes de cada segmento, depois de ter conquistado a classe dos SUV médios. Outros vencedores foram o Peugeot 208 (melhor citadino), Skoda Octavia (melhor familiar), Peugeot 2008 (melhor SUV urbano), Kia Sorento (melhor SUV grande), Ford F-150 (melhor 4x4 & pick-up), Honda e (melhor eléctrico), Lexus LC500 Cabrio (melhor carro de luxo) e Ferrari F8 Spider (melhor desportivo).

Criados pela jornalista neozelandesa Sandy Myhre, em 2009, o objectivo dos prémios é a escolha dos melhores carros, por um conjunto de juradas especializadas no tema, tendo como base critérios como a segurança, a qualidade, o preço e respectiva relação com o produto proposto, o design, a facilidade de condução, os benefícios e pegada ambiental. Actualmente, votam 55 jornalistas de 40 países, Portugal incluído, e com a representação de todos os continentes.