A escola e a tolerância às notas negativas

Um relatório do Ministério da Educação mostra que a escola não só é incapaz de promover a igualdade de oportunidades, como contribui para cristalizar a desigualdade

Pede-se vezes de mais à escola que resolva os problemas do mundo, sem se considerar que a sua impotência resulta em muitos casos de um quadro normativo cego e burocrático, das condições de trabalho dos professores ou da pobreza e desestruturação das famílias. No caso das condições de acesso à educação e na luta contra a desigualdade de oportunidades, é por isso sensato e prudente reconhecer os limites da escola para mudar a realidade. Mas, perante a gravidade dos problemas desta natureza, não se pode deixar as escolas entregues aos seus limites e encolher os ombros quando os resultados que apresentam são decepcionantes.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

Pede-se vezes de mais à escola que resolva os problemas do mundo, sem se considerar que a sua impotência resulta em muitos casos de um quadro normativo cego e burocrático, das condições de trabalho dos professores ou da pobreza e desestruturação das famílias. No caso das condições de acesso à educação e na luta contra a desigualdade de oportunidades, é por isso sensato e prudente reconhecer os limites da escola para mudar a realidade. Mas, perante a gravidade dos problemas desta natureza, não se pode deixar as escolas entregues aos seus limites e encolher os ombros quando os resultados que apresentam são decepcionantes.