Dois mortos e um desaparecido da mesma família em naufrágio no rio Lima em Viana do Castelo

Os corpos encontrados são do pai e da filha do casal. A mulher continua desaparecida.

Foto
Pai, mãe e filha que se seguiam numa embarcação de pesca, "mas que iriam apanhar lenha" daniel rocha

Dois mortos e um desaparecido é o resultado do naufrágio de uma embarcação nesta segunda-feira por volta das 19h23, no rio Lima, na freguesia de Santa Marta de Portuzelo, em Viana do Castelo, disse o capitão do porto local.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

Dois mortos e um desaparecido é o resultado do naufrágio de uma embarcação nesta segunda-feira por volta das 19h23, no rio Lima, na freguesia de Santa Marta de Portuzelo, em Viana do Castelo, disse o capitão do porto local.

Segundo Sameiro Matias, trata-se de uma família, pai, mãe e filha que se seguiam numa embarcação de pesca, “mas que iriam apanhar lenha”.

Segundo o comandante dos Sapadores de Viana do Castelo, António Cruz, o primeiro corpo a ser encontrado foi o da filha às 19:30. O corpo do homem de 70 anos foi encontrado cerca das 21h27. Sameiro Matias disse que continuam a decorrer as operações de busca pelo corpo da mulher, também com cerca de 70 anos.

“Estamos a aproveitar a baixa-mar para tentar encontrar o terceiro corpo. É mau porque a noite está escura, a maré está muito vazia, mas a favor temos a corrente que é mínima”, explicou o capitão do porto de Viana do Castelo.

Segundo o capitão, o alerta foi dado “por familiares que estranharem que as três pessoas não tivessem chegado a casa”.

Ainda são desconhecidas as causas do naufrágio.

O presidente das Junta de Freguesia de Santa Marta de Portuzelo, Paulo Maciel adiantou que “o casal de idosos residia na freguesia”. “A filha não residia, mas tinha casa em Santa Marta de Portuzelo”, disse o autarca.

No local encontram-se 34 operacionais e 10 veículos, da Autoridade Marítima, dos Bombeiros Voluntários e Sapadores Municipais e da GNR.