As “brilhantes aventuras ao vivo” de David Bowie continuam a sair em disco

Parlophone lança esta semana a segunda de uma série de seis caixas com os concertos ao vivo do autor de The man who sold the world na década de 90.

Fotogaleria

Não será propriamente uma notícia inédita, já que, desde a sua morte, em Janeiro de 2016, David Bowie continuou a fazer ouvir a sua voz e a sua música ímpares – e não estamos aqui a falar de Blackstar, o disco com que de algum modo escolheu “despedir-se” poucos dias antes de desaparecer.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

Não será propriamente uma notícia inédita, já que, desde a sua morte, em Janeiro de 2016, David Bowie continuou a fazer ouvir a sua voz e a sua música ímpares – e não estamos aqui a falar de Blackstar, o disco com que de algum modo escolheu “despedir-se” poucos dias antes de desaparecer.

David Bowie continua a fazer-se ouvir, e na próxima sexta-feira, 20 de Novembro, sairá mais um opus inédito da sua longa carreira ao vivo: No Trendy Réchauffé é a segunda da série de seis edições anunciadas no início deste ano pela etiqueta Parlophone, com o título genérico Brilliant Live Adventures, que, em parceria com a empresa dos herdeiros do artista, continua a difundir tesouros antigos da sua obra.

Coube a Ouvrez le Chien, registo de uma actuação em Dallas, Estados Unidos, em 1995, no âmbito dtournée Outside:1, inaugurar em Julho esta compilação de concertos que o cantor deu entre esse ano e 1999. A actuação foi inicialmente disponibilizada em streaming mas desde 30 de Outubro está também disponível em disco.

A edição que é agora lançada em CD e em duplo vinil (e depois também numa caixa com edição limitada), No Trendy Réchauffé (o título é retirado da balada Strangers when we meet, também de Outside:1), regista o concerto realizado em Birmingham, a 13 de Dezembro do mesmo ano – seria a última data da extensão britânica da digressão americana, que haveria também de passar por Paris. Nesse dia, David Bowie abriu o festival The Big Twix Mix Show, que teve também em cartaz Morrissey (The Smiths) e os Nine Inch Nails.

O novo disco reúne 15 canções, algumas delas raras vezes interpretadas ao vivo, avança site oficial, como Jump they say e Strangers when we meet, além de duas versões diferentes de Hallo Spaceboy (depois gravada em vídeo pelos Pet Shop Boys).

A terceira parte de Brilliant Live Adventures sairá antes do Natal, e os restantes discos estão agendados para 2021.

Para o próximo ano – e na sequência do adiamento motivado pela pandemia da covid-19 – está também agendado o quinto volume da série com que a Parlophone está a revisitar a discografia de Bowie entre 2015 e 2018.