PS propõe reforço de linha telefónica de emergência social

A linha 144, que funciona 24 horas por dia todos os dias da semana, tem como objectivo esclarecer e encaminhar pessoas vulneráveis, desempregadas ou com perda de rendimento.

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Ana Catarina Mendes, líder parlamentar do PS, quer reforçar linha telefónica de emergência social Nuno Ferreira Santos

É o 144, o número da linha telefónica que a líder parlamentar do PS quer reforçar para situações de emergência social para ajudar a dar resposta a pessoas em situação vulnerável devido à pandemia de covid-19.

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É o 144, o número da linha telefónica que a líder parlamentar do PS quer reforçar para situações de emergência social para ajudar a dar resposta a pessoas em situação vulnerável devido à pandemia de covid-19.

Chama-se Linha Nacional de Emergência Social, foi criada em 2001, pelo segundo Governo de António Guterres, e já teve um primeiro reforço em 2017. Ana Catarina Mendonça Mendes, líder parlamentar do PS, decidiu agora reforçar este serviço através de uma proposta de alteração ao Orçamento do Estado para 2021.

O reforço deste serviço e a contratação de assistentes técnicos ou técnicos superiores deverá orçar em 400 mil euros em 2021, verba que a líder parlamentar do PS propõe que seja transferida do orçamento da segurança social para o Instituto da Segurança Social, que tem a tutela do serviço do número telefónico 144, da Linha Nacional de Emergência Social.

O objectivo de Ana Catarina Mendes é reforçar o serviço e adaptá-lo como uma resposta social para fazer face à crise provocada pela pandemia de covid-19.

A linha telefónica 144 funciona de modo semelhante à linha 112, destinada a emergência médica ou de segurança. Ou seja, éum serviço que para dar resposta todos os dias da semana e 24 horas por dia a pessoas em situação vulnerável, desempregados ou com perda de rendimentos devido à crise provocada pela pandemia de covid-19.

Podem ligar para este número as pessoas carenciadas e necessitadas de apoios, mas que não sabem como consegui-los. A Linha Nacional de Emergência Social não presta apoio directo, mas ajuda a encontrar as respostas para cada caso específico e encaminha os cidadãos para os respectivos serviços já em funcionamento e que estão a procurar dar resposta à crise social provocada pela pandemia.

Por exemplo, um idoso sozinho em casa que necessita de acompanhamento pode saber como encontrar apoio através desta linha 144, bem como um desempregado que precisa de saber a que subsídios e apoios pode ter direito ou como conseguir alimentos para si e para a sua família.