Detido capitão do petroleiro que fez derrame na Maurícia

No final de Julho, o MV Wakashio chocou com um recife de coral no país da costa sudeste africana, vertendo toneladas de petróleo e destruindo ecossistemas únicos.

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As autoridades da Maurícia detiveram esta terça-feira o capitão do navio petroleiro japonês responsável pelo derrame num recife de coral, Pointe d'Esny, um dos ecossistemas marítimos com maior biodiversidade do mundo.

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As autoridades da Maurícia detiveram esta terça-feira o capitão do navio petroleiro japonês responsável pelo derrame num recife de coral, Pointe d'Esny, um dos ecossistemas marítimos com maior biodiversidade do mundo.

O capitão do navio, Sunil Kumar Nandeshwar, um cidadão indiano de 58 anos, vai ficar sob a custódia da polícia até 25 de Agosto, data em que deve regressar a tribunal. Foi acusado de pôr em perigo a navegação, disse a polícia local, citada pela BBC. 

À agência Reuters, o inspector responsável pela investigação, Siva Coothen, contou que além do capitão, foi detido outro membro da tripulação. Segundo o inspector, “depois de serem ouvidos pelo tribunal, foi negado o pagamento de fiança e permanecem detidos”.

O MV Wakashio embateu num recife de coral no dia 25 de Julho, partindo-se em duas partes. A bordo encontravam-se quatro mil toneladas de fuelóleo (um produto líquido do petróleo queimado em uma fornalha ou caldeira para geração de calor ou usado como um agente para a geração de energia), que começaram a verter para o mar a partir de 6 de Agosto, provocando uma catástrofe ambiental. Até agora, foram derramadas para o oceano Índico cerca de mil toneladas.

O recife impactado é um ecossistema importante, onde espécies marinhas raras prosperavam. Há também uma reserva marítima natural perto, a Blue Bay Marine Park Reserve, que foi atingida. Enquanto as autoridades se demoravam, milhares de voluntários na Maurícia ajudaram na limpeza das praias, usando sacos com palha para absorver o óleo e enchendo baldes com pás.

Na segunda-feira, 416 metros cúbicos de barreiras criadas por voluntários estavam completamente saturados de fuelóleo.

Ainda está a ser investigado porque é que o MV Wakashio se partiu ao meio. As autoridades da Maurícia contaram que membros da tripulação confessaram que havia uma festa de anos no navio, no momento em que o navio embateu.

Outra teoria que está a ser investigada, conta a BBC, é que o navio se aproximou demasiado da costa à procura de sinal de wi-fi.

O MV Wakashio partiu-se em dois e a frente já foi rebocada. No entanto, mares complicados têm impedido as autoridades de continuar a limpar o óleo da traseira, presa no recife com 90 toneladas de petróleo.

O Governo da Maurícia já fez saber que o país procurará uma indemnização pela destruição dos ecossistemas e das praias deste país de ilhas na costa sudeste africana. O primeiro-ministro, Pravind Jugnauth, declarou estado de emergência, pediu apoio internacional e o ministério dos Negócios Estrangeiros do Japão respondeu enviado especialistas para apoiarem os trabalhos de limpeza.