IP diz que monopólio europeu travou solução que evitava acidente de Soure

Infraestruturas de Portugal escreveu à Comissão Europeia para que esta não autorize a Alstom a comprar a Bombardier se esta não acabar com o monopólio do Convel, o sistema de controlo de velocidade que teria evitado o acidente de Soure.

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Sergio Azenha

A Infraestruturas de Portugal diz que anda há dois anos a tentar equipar os seus veículos com o Convel porque a Bombardier, que detém o monopólio daquele equipamento de segurança ferroviária, já não o fornece. Após várias tentativas de comprar um sistema alternativo a nove empresas tecnológicas, só a 22 de Julho, uma semana e meia antes do acidente de Soure, é que a IP conseguiu “uma primeira proposta robusta, sólida e credível”, que deverá ser implementada nos próximos 12 meses, mais o prazo do concurso, revelou Carlos Fernandes, vice-presidente da gestora de infra-estruturas.

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A Infraestruturas de Portugal diz que anda há dois anos a tentar equipar os seus veículos com o Convel porque a Bombardier, que detém o monopólio daquele equipamento de segurança ferroviária, já não o fornece. Após várias tentativas de comprar um sistema alternativo a nove empresas tecnológicas, só a 22 de Julho, uma semana e meia antes do acidente de Soure, é que a IP conseguiu “uma primeira proposta robusta, sólida e credível”, que deverá ser implementada nos próximos 12 meses, mais o prazo do concurso, revelou Carlos Fernandes, vice-presidente da gestora de infra-estruturas.