Moody’s estima que défice de Portugal atinja 9,2% do PIB este ano

Agência diz que o país terá das contracções mais severas da zona euro. Última previsão feita pelo ministro das Finanças, João Leão, é de 7%.

Foto
João Leão, ministro das Finanças LUSA/MANUEL DE ALMEIDA

A agência de notação financeira Moody’s estima que o défice de Portugal atinja os 9,2% do PIB este ano e recupere apenas até aos 4,8% em 2021, segundo um relatório divulgado esta quarta-feira.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

A agência de notação financeira Moody’s estima que o défice de Portugal atinja os 9,2% do PIB este ano e recupere apenas até aos 4,8% em 2021, segundo um relatório divulgado esta quarta-feira.

“A Moody's prevê que o défice geral do Governo chegará aos 9,2% do PIB em 2020 antes de reduzir para os 4,8% em 2021, com a actividade económica a retomar e os efeitos das medidas orçamentais mais pontuais a se afastarem”, aponta a agência de notação.

“Apesar da actividade económica estar a recuperar algum impulso no segundo semestre do ano, a Moody's espera que o PIB [Produto Interno Bruto] real de Portugal contraia 9,5% em 2020, entre os mais severos da zona do euro”, refere.

A estimativa da Moody’s surge depois de a agência ter decidido no dia 17 de Julho não se pronunciar sobre Portugal, mantendo o ‘rating’ em Baa3, acima do ‘lixo’ com perspectiva “positiva”.

O valor apresentado pela agência está 2,2 pontos percentuais acima do valor esperado por João Leão, ministro das Finanças, que a meio de Julho reviu de 6,3% para 7% a estimativa do défice de 2020.

O PÚBLICO noticiou, esta segunda-feira, que o défice público do país atingiu já os 6776 milhões de euros até Junho, mais 6122 milhões (ou quase 10 vezes mais) do que em igual período do ano anterior.