Com o número de infecções a subir no Reino Unido, uso de máscara passa a ser obrigatório em Inglaterra

Reino Unido registou 138 mortes causadas pela covid-19 nas últimas 24 horas. Boris Johnson admite que desvalorizou a pandemia no início, numa altura em que a máscara passa a ser obrigatória em alguns espaços fechados na Inglaterra.

Foto
Máscara passa a ser obrigatória em alguns locais fechados em Inglaterra SIMON DAWSON/Reuters

No dia em que a utilização de máscara passou a ser obrigatória nas lojas, supermercados, serviços de take-away, bancos, postos de correio e nos transportes públicos de Inglaterra, o primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, admitiu que o seu Governo não percebeu a verdadeira dimensão da covid-19 nas “primeiras semanas e meses” da pandemia.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

No dia em que a utilização de máscara passou a ser obrigatória nas lojas, supermercados, serviços de take-away, bancos, postos de correio e nos transportes públicos de Inglaterra, o primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, admitiu que o seu Governo não percebeu a verdadeira dimensão da covid-19 nas “primeiras semanas e meses” da pandemia.

“Talvez haja coisas que pudéssemos ter feito de forma diferente, e de certeza que haverá tempo para compreendermos exactamente o que poderíamos ter feito”, afirmou o primeiro-ministro em entrevista à BBC.

Temendo um aumento substancial de novos casos de infecção, o Governo britânico decidiu impor a obrigatoriedade do uso de máscara em alguns espaços fechados em Inglaterra, considerada uma “medida certa” pelo primeiro-ministro, Boris Johnson, apesar de este considerar que o vírus “está controlado”.

Quem não cumprir com a medida, pode ser multado em 100 libras (cerca de 109 euros), segundo a BBC. As crianças com menos de 11 anos estão excluídas desta medida.

A obrigatoriedade, contudo, excluiu espaços como restaurantes, pubs, cabeleireiros, ginásios, cinemas, bibliotecas, museus ou teatros, onde o uso da máscara é recomendado, mas não obrigatório.

No início do mês de Julho, um surto em Leicester levou as autoridades inglesas a encerrarem as escolas e os estabelecimentos comerciais considerados não essenciais durante duas semanas. Durante uma semana, 10% de todos os novos casos em Inglaterra registaram-se nesta cidade. As cidades de Blackburn, Oadby e Wigston são outros locais que geram preocupação.

Na Escócia, à semelhança de outros países europeus, o uso de máscara já era obrigatório nas lojas. Já o País de Gales anunciou que a obrigatoriedade da máscara entrará em vigor na próxima segunda-feira, mas só nos transportes públicos. A Irlanda do Norte mantém a utilização opcional.

Esta sexta-feira, o Reino Unido, o país europeu mais afectado pelo novo coronavírus, registou mais 770 casos positivos de SARS-CoV-2 e 138 mortes causadas pela covid-19. Desde o início da pandemia, segundo os números divulgados pelo Governo foram registados 297.914 casos de infecção e 45.677 mortes. A grande maioria das infecções registou-se em Inglaterra (256,428), seguindo-se a Escócia (18.520), País de Gales (17.075) e Irlanda do Norte (5891).

Quanto ao número de óbitos, Inglaterra regista, até ao momento, 41.082 causadas pela covid-19, seguida pela Escócia (2491), País de Gales (1548) e a Irlanda do Norte (556).