Família real britânica em desconfinamento: Isabel II, William e Kate apoiam empresas

“Como muitas organizações em todo o país estão a reabrir, envio os meus melhores votos e apoio às comunidades empresariais em todo o Reino Unido, Commonwealth e em todo o mundo”, disse a rainha Isabel II.

Foto
Kate contou que os seus três filhos plantaram tomateiros junto à casa, durante o confinamento Reuters/Peter Nicholls

A rainha Isabel II, o seu neto príncipe William e a mulher Kate optaram por demonstrar o seu apoio aos negócios, à medida que é levantado o confinamento imposto pelo surto do coronavírus SARS-CoV-2, tendo a monarca elogiado as empresas pela sua resposta “num momento de grandes dificuldades”.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

A rainha Isabel II, o seu neto príncipe William e a mulher Kate optaram por demonstrar o seu apoio aos negócios, à medida que é levantado o confinamento imposto pelo surto do coronavírus SARS-CoV-2, tendo a monarca elogiado as empresas pela sua resposta “num momento de grandes dificuldades”.

A economia da Grã-Bretanha sofreu um duro golpe depois de o Governo ter imposto o confinamento em Março, que obrigou ao encerramento de todos os retalhistas não essenciais, tendo os números de sexta-feira mostrado que o crédito público tinha atingido um nível recorde e que a dívida tinha ultrapassado 100% da produção económica.

No entanto, houve algumas notícias mais positivas para o sector, com as vendas a recuperarem muito mais fortemente no mês passado do que o esperado e, esta segunda-feira, observaram-se longas filas quando muitas lojas em Inglaterra reabriram as suas portas.

“Como muitas organizações em todo o país estão a reabrir, envio os meus melhores votos e apoio às comunidades empresariais em todo o Reino Unido, Commonwealth e em todo o mundo”, disse a rainha Isabel II numa mensagem dirigida às câmaras de Comércio britânicas, de que é padroeira.

“Num momento de grandes dificuldades para muitos, é reconfortante ver a resposta cívica e a generosidade de tantas empresas, pequenas e grandes, aos desafios colocados, quer apoiando o sector da saúde, quer as comunidades vulneráveis.”

Também num manifesto sinal de apoio às empresas, William e Kate visitaram, respectivamente, uma padaria e um centro de jardinagem, em Kings Lynn, no Leste de Inglaterra, para ver como os negócios tinham lidado com este período.

No seu primeiro compromisso presencial desde o confinamento, Kate conversou com os clientes e encheu um carrinho de compras com plantas do centro de jardinagem, revelando que os seus três filhos tinham, durante este tempo, plantado tomateiros junto à casa. Porém, a duquesa de Cambridge não deixou de reparar como o medo ainda paira no ar: “Quando fazemos as nossas compras, notamos que toda a gente mantém a cabeça baixa, tornando difícil a interacção social”, observou.