Embarcação com 22 imigrantes interceptada ao largo de Loulé

Os seus ocupantes, todos do sexo masculino, alegaram ser de origem marroquina.

Fotogaleria

Uma embarcação com 22 pessoas foi interceptada, na manhã desta segunda-feira, pela Polícia Marítima em Vale do Lobo, ao largo de Loulé, confirmou o PÚBLICO junto da porta-voz da Autoridade Marítima Nacional, a comandante Nádia Rijo. Os 22 imigrantes foram entregues ao Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF).

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

Uma embarcação com 22 pessoas foi interceptada, na manhã desta segunda-feira, pela Polícia Marítima em Vale do Lobo, ao largo de Loulé, confirmou o PÚBLICO junto da porta-voz da Autoridade Marítima Nacional, a comandante Nádia Rijo. Os 22 imigrantes foram entregues ao Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF).

A embarcação foi identificada às 4h por pescadores e interceptada às 4h50 por elementos da Polícia Marítima de Faro, de acordo com um comunicado da Autoridade Marítima Nacional. Os ocupantes, todos do sexo masculino e sem documentos, alegaram ser de origem marroquina.

O comandante da Zona Marítima do Sul, Fernando Rocha Pacheco, afirmou à CMTV que a embarcação “sobrelotada” em que seguiam estes homens tem pouco mais de sete metros. Os imigrantes foram interceptados enquanto iniciavam o desembarque em terra. Os 22 homens foram questionados e alegam ter saído “há três dias” de El Jadida, antiga Mazagão portuguesa, com destino à “costa sul de Espanha ou de Portugal”, esclareceu o mesmo comandante, horas mais tarde, em declarações à RTP3.

Os 22 tripulantes foram encaminhados para a Estação Salva-Vidas de Quarteira e uma equipa do INEM já iniciou os testes de despiste à covid-19. Após o resultado dos testes e o interrogatório que está a ser feito pelo SEF, as autoridades decidirão o futuro dos detidosO seu estado de saúde é “aparentemente bom”, de acordo com Rocha Pacheco, e o resultado dos testes será conhecido nas próximas horas, e decidirá o destino dos imigrantes: se for positivo, serão encaminhados pelas autoridades de saúde; se for negativo, será o SEF a proceder com a “tramitação legal”.

Os marroquinos têm idade entre os 20 e os 30 anos, falam francês e alguns, inglês. Viajavam num barco de sete metros com capacidade para dez pessoas. A embarcação tinha dois motores de 18 cavalos de potência, manifestamente fraca para vencer um mar encrespado. Traziam a roupa em sacos de plástico e como reserva alimentar tinham algumas tâmaras.

SEF explicou, em comunicado, que foram “garantidas as necessidades básicas, incluindo alimentação e assistência médica” a estes imigrantes, que se encontram “actualmente à guarda do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, que está a desenvolver os procedimentos necessários para apurar as suas identidades, bem como avaliar o enquadramento da situação, uma vez que chegaram indocumentados”.

Foi disponibilizado o pavilhão da Escola EB 2,3 D. Dinis na mesma localidade, para aí poderem ficar temporariamente à guarda do SEF.

Não é a primeira vez este ano que embarcações com imigrantes são interceptadas ao largo do Algarve. Em Janeiro, uma embarcação com 11 imigrantes marroquinos foi interceptada em Olhão. A 6 de Junho foi encontrada outra embarcação, também perto de Olhão, com sete pessoas a bordo.

Em Dezembro, desembarcaram na praia de Monte Gordo oito jovens de origem marroquina, vindos de El Jadida.