Joaquin Phoenix vence o Óscar de Melhor Actor

Olivia Colman, que no ano passado ganhou Melhor Actriz por A Favorita, entregou a estatueta.

Foto
Joaquin Phoenix ganhou o Óscar de Melhor Actor por Joker LUSA/ETIENNE LAURENT

Leia também:

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

Leia também:


Olivia Colman, que no ano passado ganhou Melhor Actriz por A Favorita, entregou a estatueta de Melhor Actor a Joaquin Phoenix, pela prestação como Arthur Fleck, em Joker, de Todd Phillips, o primeiro prémio para o filme e a segunda vez que alguém ganha um Óscar por fazer de Joker, depois do prémio póstumo para Heath Ledger, em 2009. 

Também nomeados estavam Antonio Banderas, por Dor e Glória, de Pedro Almodóvar, Leonardo DiCaprio, por Era uma vez...em Hollywood, de Quentin Tarantino, Adam Driver por Marriage Story, de Noah Baumbach, e Jonathan Pryce, por Dois Papas, de Fernando Meirelles.

O vencedor, que já tinha sido nomeado três vezes antes, aproveitou o discurso para mencionar lutas contra a injustiça, do racismo à igualdade de género, passando pelo veganismo e o meio ambiente. Também falou do seu defunto irmão, River Phoenix.