Cinco britânicos infectados com coronavírus em estância de esqui francesa

O caso original é um britânico que esteve em Singapura. França regista agora 11 casos confirmados do novo coronavírus.

Foto
Reuters/STEPHANE MAHE

Cinco cidadãos britânicos foram infectados com o novo coronavírus em França, depois de terem estado numa estância de esqui nos Alpes franceses, informou este sábado a ministra da Saúde, Agnès Buzyn. França regista agora 11 casos confirmados.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

Cinco cidadãos britânicos foram infectados com o novo coronavírus em França, depois de terem estado numa estância de esqui nos Alpes franceses, informou este sábado a ministra da Saúde, Agnès Buzyn. França regista agora 11 casos confirmados.

Buzyn disse que os britânicos foram hospitalizados, mas que nenhum está em estado considerado grave. Os cinco pertencem ao mesmo grupo e estiveram numa estância em Contamine Monjoie. “O caso original é um britânico que esteve em Singapura, entre 20 e 23 de Janeiro. Chegou a França a 24 de Janeiro”, explicou a ministra.

Um dos infectados britânicos é uma criança e há outras duas em observação – as três vão à escola em Contamines-Montjoie, confirmou o autarca local, o que levou as autoridades de saúde a anunciar o encerramento de duas escolas, enquanto decorre a investigação epidemiológica de contactos.

A China elevou este sábado para 722 mortos e mais de 34 mil infectados o balanço do surto de pneumonia provocado pelo coronavírus (2019-nCoV) detectado em Dezembro passado, em Wuhan, capital da província de Hubei (centro), que está em quarentena. Nas últimas 24 horas, registaram-se 86 mortes e 3399 novos casos.

A primeira pessoa infectada pelo coronavírus a morrer fora da China foi um cidadão chinês nas Filipinas.

Além do território continental da China e das regiões chinesas de Macau e Hong Kong, há outros casos de infecção confirmados em mais de 20 países. Na Europa, foram registados casos na Alemanha, Finlândia, Suécia, Bélgica, França, Espanha, Reino Unido e Itália.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou em 30 de Janeiro uma situação de emergência de saúde pública de âmbito internacional, o que pressupõe a adopção de medidas de prevenção e coordenação à escala mundial.