Mel, marmelada, medronho, broas. Portugal sabe a prata no festival internacional do sabor

No International Taste Awards 2020, em Itália, houve também medalhas de prata para as Pedras Boroas de Arouca, um licor de figo e uma compota da Guarda.

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Foram avaliados mais de 600 produtos no International Taste Awards 2020 DR

É dito o primeiro concurso internacional realizado em Itália dedicado a todos os “produtos alimentares e bebidas” do mundo. Na edição deste ano, entre centenas de produtos candidatos às medalhas distribuídas por um júri constituído por especialistas da área alimentar, houve distinções para várias criações portuguesas.  

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É dito o primeiro concurso internacional realizado em Itália dedicado a todos os “produtos alimentares e bebidas” do mundo. Na edição deste ano, entre centenas de produtos candidatos às medalhas distribuídas por um júri constituído por especialistas da área alimentar, houve distinções para várias criações portuguesas.  

“Apoiar e promover o trabalho dos melhores produtores, artesãos, criadores de gado e agricultores do mundo” é o objectivo dos International Taste Awards, a que nesta edição concorreram mais de 600 produtos de três dezenas de países. 

Para Portugal, não vieram medalhas de ouro, mas várias empresas portuguesas conseguiram medalhas de prata. Um mel de rosmaninho e outro multifloral, originários de Castelo Branco, valeram à sua produtora, a Apijardins, duas medalhas de prata. 

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Guarda 21

A mesma distinção foi entregue a um licor de medronho – criado pela Segredos da Tradição, de Torres Novas –, à broa de Castanha e à tradicional Pedra Boroa de Arouca (ambas da padaria Boroas & Companhia) e ao “creme de marmelo com pepitas de nozes" Nuts for Marmelade (Serra da Estrela, da Guarda 21, por Ludovina Margarido).

Entre os premiados, contam-se ainda o Licor de Figo Seco da Segredos da Tradição e a compota de amoras e bagas de sabugueiro Woods Caviar da Guarda 21: ambas conquistaram ainda medalhas de bronze. 

O júri dos prémios, entregues a 30 de Janeiro em Bréscia, na Lombardia, e que são apoiados pela Câmara de Comércio e Turismo italianos, é composto por 160 profissionais das várias associações e parceiros que integram o comité técnico do evento (da European Gourmet Confederation à Honey Ambassadors, entre outros colectivos italianos e internacionais, ligados ao chocolate, cerveja, mel, vinhos, etc.), além de jornalistas e especialistas convidados. Os produtos candidatos são testados e provados, ao longo de um período de dois meses, e pontuados de 0 a 100.

A lista completa de premiados está disponível no site oficial.