Abertura do Novo Centro de Recolha Animal do Porto prevista até Março

Este espaço mais que duplicará a área para as boxes actualmente existentes no concelho, passando de 94 para 220.

Foto
daniel rocha

O novo Centro de Recolha Oficial de Animais do Porto, cuja abertura estava inicialmente prevista para Maio de 2019, deverá abrir portas no 1.º trimestre de 2020, estando os principais trabalhos da empreitada já concluídos, revelou o município.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

O novo Centro de Recolha Oficial de Animais do Porto, cuja abertura estava inicialmente prevista para Maio de 2019, deverá abrir portas no 1.º trimestre de 2020, estando os principais trabalhos da empreitada já concluídos, revelou o município.

“Os trabalhos principais da empreitada encontram-se concluídos, dando cumprimento ao compromisso assumido de equipar o edifício no 1.º trimestre com todo o mobiliário, equipamento hospitalar e animais, sendo possível, até essa data, proceder à sua inauguração e abertura ao público”, salienta a Câmara do Porto em resposta à Lusa.

A abertura desta nova estrutura em Campanhã, estava inicialmente prevista para Maio de 2019, tendo sido adiada para o início de 2020, face ao surgimento de “situações imprevisíveis que condicionaram o normal andamento dos trabalhos”, explicava o município em Setembro.

À data, a autarquia justificava a derrapagem dos prazos previstos, nomeadamente com o aparecimento de “uma linha de água (mina) cujo cadastro era desconhecido e que provocou alguns constrangimentos em obra”.

Outra situação que surgiu e que interferiu com a normal execução dos trabalhos da empreitada, acrescentava a câmara, “foi um muro que ruiu, originando trabalhos de escoramento e reposição do mesmo, trabalhos não previstos na empreitada inicial”.

Explicações que tinham sido já avançadas em Maio, em resposta à Lusa, para justificar o adiamento da abertura do novo centro de recolha animal, cujo prazo de conclusão tinha sido prorrogado até final de Setembro.

A nova estrutura, cuja obra se iniciou em Maio de 2018 e que vai substituir o canil do Porto, está a ser construída na travessa de Águas Férreas de Campanhã, numa parcela de terreno que actualmente integra o Viveiro Municipal, garantindo o aumento das actuais 94 boxes existentes no canil em S. Dinis (perto do Carvalhido) para 220.

O novo centro de recolha surge no âmbito do Plano Municipal de Controlo e Bem-Estar das Populações Animas de Cães e Gatos, lançado em 2015 para responder às obrigações legais nesta matéria, bem como à generalidade das recomendações de associações zoófilas, Ordem dos Médicos Veterinários e Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária.

As novas instalações contam com um bloco cirúrgico para esterilização de cães e gatos, uma sala de enfermagem independente para tratamento e acompanhamento clínico dos animais alojados, zonas de exercício e sociabilização e uma área de tosquia e higienização.

Em articulação com a Direcção Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV), está garantida, inclusivamente, a disponibilidade para o apoio ao alojamento de animais em quarentena provenientes de outros países e, sempre que necessário, o acolhimento de outras espécies, salienta em resposta à Lusa.