Violência em Hong Kong deixou o território “à beira do colapso total”

Manifestantes lançam objectos pesados para as linhas de metro e paralisam transportes públicos na megacidade. Mais de 260 pessoas foram detidas esta semana, num pico de violência que não dá sinais de abrandar.

Fotogaleria

As forças antimotim de Hong Kong voltaram a lançar gás lacrimogéneo contra os manifestantes pró-democracia esta terça-feira, para tentarem controlar os protestos no centro financeiro que deixaram a megacidade “à beira do colapso total”, segundo a polícia local.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

As forças antimotim de Hong Kong voltaram a lançar gás lacrimogéneo contra os manifestantes pró-democracia esta terça-feira, para tentarem controlar os protestos no centro financeiro que deixaram a megacidade “à beira do colapso total”, segundo a polícia local.

Os novos confrontos tiveram lugar um dia depois de um agente da polícia ter disparado à queima-roupa contra um manifestante e de um homem, presumivelmente apoiante do Governo chinês, a ser regado com gasolina e queimado.

Mais de mil manifestantes, muitos vestidos de fato e gravata e com máscaras a tapar a face, protestaram pelo segundo dia consecutivo durante a pausa para almoço, bloqueando estradas em ruas dominadas pelos mais altos arranha-céus de Hong Kong.

Depois de os trabalhadores terem regressado aos seus escritórios, a polícia lançou gás lacrimogéneo para dispersar os manifestantes que permaneceram no local. Foram detidas dezenas de pessoas que estavam presas à parede de uma das lojas de luxo da Tiffany & Co.

A polícia disse que os “manifestantes violentos” cometeram actos “insanos” e atiraram lixo, bicicletas e outros objectos para as linhas do metropolitano e para os cabos de alta tensão, o que paralisou o transporte público na antiga colónia britânica. Nas imagens da televisão viam-se activistas a lançar objectos pesados de pontes pedonais para o meio da estrada – num dos casos, quase acertaram num motociclista.

“A nossa sociedade foi posta à beira do colapso total”, disse o superintendente Kong Wing-cheung em conferência de imprensa, citado pela agência Reuters, referindo-se à violência desta semana em particular.

Os manifestantes começaram a protestar em Junho contra o que dizem ser a tentativa de Pequim de limitar as liberdades concedidas ao território ao abrigo da política “um país, dois sistemas”. Os protestos foram ficando cada vez mais violentos à medida que a intervenção da polícia foi endurecendo.

A China nega que queira interferir na independência do sistema judicial de Hong Kong e acusa o Ocidente, em particular o Reino Unido e os Estados Unidos, de fomentar os protestos.

Para além dos protestos no centro financeiro, houve também confrontos na Universidade da Cidade de Hong Kong, na área de Kowloon Tong, e na Universidade Chinesa, na região dos Novos Territórios.

Em Kowloon, estudantes barricaram-se na universidade, equipados com capacetes e máscaras antigás, e armazenaram tijolos, gasolina e bombas de pregos em cima de pontes. Num dos momentos de maior tensão, o grupo de estudantes ateou fogos e partiu montras num centro comercial local.

A chefe do Executivo de Hong Kong, Carrie Lam, acusou os manifestantes de serem egoístas e disse esperar que as direcções das universidades apelem aos seus alunos para que não participem nos protestos.

Mais de 260 pessoas foram detidas só na segunda-feira, fixando o número de detenções em mais três mil desde o início dos protestos, em Junho.

A China tem 12 mil soldados em Hong Kong desde a transição do território, em 1997, e promete esmagar qualquer tentativa de luta pela independência. Até agora, Pequim tem apoiado, ao longe, a resposta do Executivo local.