Sobe para cinco o número de mortes causadas pelas chuvas torrenciais em Espanha

As chuvas torrenciais estão a afectar as regiões de Valência, Albacete, Alicante, e Múrcia, no Sul de Espanha. Pelo menos três das vítimas mortais ficaram presas nas viaturas em que seguiam.

Fotogaleria

As chuvas torrenciais causadas por uma depressão de elevada intensidade que caem desde segunda-feira parte do sudeste de Espanha já provocaram cinco mortes. Na quinta-feira, a viatura em que seguiam dois irmãos de 61 e 51 anos foi arrastada pela força da água na cidade de Caudete (Albacete). Os dois homens não conseguiram sair da viatura e morreram.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

As chuvas torrenciais causadas por uma depressão de elevada intensidade que caem desde segunda-feira parte do sudeste de Espanha já provocaram cinco mortes. Na quinta-feira, a viatura em que seguiam dois irmãos de 61 e 51 anos foi arrastada pela força da água na cidade de Caudete (Albacete). Os dois homens não conseguiram sair da viatura e morreram.

Outro homem morreu em Almeria quando o veículo em que seguia ficou preso num túnel que inundou. A quarta morte aconteceu em Granada nesta sexta-feira: o corpo de um homem de 36 anos foi resgatado por um helicóptero da polícia espanhola depois da viatura em que seguia ter sido encontrada horas antes. A quinta morte foi também anunciada na noite desta sexta-feira: o corpo de um homem de 58 anos foi encontrado em Orihuela, na província de Alicante, depois de ter sido dado como desaparecido várias horas antes.

A chuva fez transbordar rios, provocando dezenas de desalojados e deixou um rasto de destruição em várias regiões do sudeste de Espanha, entre elas Valência, Múrcia, Alicante e Albacete. Esta sexta-feira, o chefe do Governo espanhol, Pedro Sánchez, anunciou que irá visitar as áreas mais afectadas pela depressão.

A enchente no rio Clariano, em Ontinyent, uma das cidades da região de Valência mais afectada pela tempestade, fez com que pelo menos 40 pessoas tivessem de ser socorridas e outras 150 retiradas de suas casas. As inundações aconteceram depois de as chuvas atingirem os 280 litros por metro quadrado em apenas 24 horas, obrigando a polícia a bloquear acessos e a evacuar as casas mais próximas. Também na região de Castilla-La Mancha 13 pessoas tiveram que ser resgatadas – nove em Caudete e quatro em Almansa.

As ligações ferroviárias entre Cartagena, Murcia e Albacete foram suspensas devido a inundações em vários pontos das linhas. A circulação rodoviária também ficou condicionada em várias regiões. No total, relata o El País, existem cerca de 20 estradas regionais cortadas ao trânsito, além de inúmeras ruas e estradas de menor dimensão em grande parte dos municípios afectados. Em Cieza (Múrcia) e Blanca (Alicante) foi necessário retirar 90 pessoas das suas habitações. Além destes, outros municípios espanhóis já permitiram a criação de abrigos de emergência para acolher os desabrigados.

Em Caudete, o WhatsApp tornou-se o principal meio de comunicação para o exterior e entre vizinhos, numa cidade em que apenas um dos quatro acessos rodoviários se mantém aberto. “Estamos todos a aguardar para perceber o que aconteceu”, diz uma residente citada pelo El País. “Não estamos habituados a ouvir tantas sirenes da polícia, ambulâncias e bombeiros”, acrescenta.

Na província de Valência, dezenas de escolas fecharam portas e mandaram mais de 300 mil estudantes para casa devido à chuva forte e ao vento. Em Múrcia, o governo local declarou situação de emergência devido ao receio de o rio Segura transbordar. Uma barragem da região, que assegura os canais de transferência entre o Tejo e o rio Segura atingiu esta quinta-feira 98% da sua capacidade total.

Até às 17h de quinta-feira, os serviços de emergência tinham recebido 745 chamadas relacionadas com as fortes chuvas na região de Múrcia, a maioria pedindo informações sobre o ponto de situação. Os municípios estão a pedir aos locais que actuem com “bom senso” e “prudência”, uma vez que em algumas regiões “o pior ainda não passou”. O aviso vermelho da agência de meteorologia espanhola, está activado até às 6h desta sexta-feira, altura em que é esperado que transite para laranja.

A depressão estava a deslocar-se para o Sul de Alicante. Deverá chegar a Portugal este sábado, mas com menor intensidade.

Notícia actualizada às 22h50 de sexta-feira, dia 13 de Setembro, com novas informações sobre o número de mortes.