Como o Ocidente inventou a imagem do negro

É emblemática a inversão da imagem do africano, que muda entre o fim da Idade Média e o começo dos tempos modernos. Nesse sentido, a micro-história é o espelho da macro-história.

Foram interessantes as reflexões do crítico literário francês, Louis-Georges Tin, quando participou num debate em volta de Otelo, personagem principal da peça teatral epónima de Shakespeare. O tema do debate foi o seguinte: Shakespeare é racista? A história é conhecida. O vitorioso general, Otelo, é enganado por Iago, seu sub-oficial, e, roído pela inveja, acabou por estrangular a sua esposa, Desdêmona.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

Foram interessantes as reflexões do crítico literário francês, Louis-Georges Tin, quando participou num debate em volta de Otelo, personagem principal da peça teatral epónima de Shakespeare. O tema do debate foi o seguinte: Shakespeare é racista? A história é conhecida. O vitorioso general, Otelo, é enganado por Iago, seu sub-oficial, e, roído pela inveja, acabou por estrangular a sua esposa, Desdêmona.