Um pouco mais de ficção, se faz favor

É caso para dizer “engana-me, que eu gosto”. Na exposição Ficção e Fabricação – Fotografia de Arquitectura após a Revolução Digital, no MAAT, em Lisboa, quem marca pontos é a efabulação. Um caminho alternativo para olhar objectos e espaços arquitectónicos, a realidade.

Foto
Isabel Brison

A proposta de partida pode soar provocatória. Isto até se perceber que a provocação (mais ou menos subtil; mais ou menos explícita; mais ou menos intencional) é justamente um dos principais combustíveis das obras dos quase 50 artistas que dão corpo à exposição Ficção e Fabricação – Fotografia de Arquitectura após a Revolução Digital, que o MAAT – Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia, em Lisboa, mostra até 19 de Agosto. Como se fosse um intruso esbracejante numa catedral silenciosa e autocentrada, a imagem fotográfica da era pós-Photoshop parece boicotar o desenrolar inexorável do edificado arquitectónico (seja autoral ou vernacular) através de recursos vários, que vão do corta-e-cola à abstracção pixelizada, da manipulação visual à ilusão de óptica. Tudo para afirmar a ficção (a efabulação, a ilusão, a manipulação…), como estratégia (e tentativa) de compreensão do intrincado mundo da arquitectura e de interpretação crítica das suas manifestações enquanto projecto cultural.

Para além da provocação (ao convocar a mentira em detrimento de faculdades como a objectividade, o realismo ou a neutralidade comummente ligadas à “fotografia arquitectónica”), a exposição comissariada por Pedro Gadanho (director do MAAT), e Sérgio Fazenda Rodrigues (curador independente) galvaniza pelo menos um paradoxo, que consiste no uso de todo o tipo de derivas ficcionais ligadas à imagem fotográfica na arte contemporânea para “reabilitar as potencialidades do pensamento crítico sobre o ambiente construído” (Gadanho). Ou seja, usa-se a ficção para tentar uma aproximação à realidade, no caso, àquela que diz respeito ao objecto e espaço arquitectónicos. “Se ainda quisermos considerar a arquitectura como expressão do zeitgeist devemos considerar as visões subjectivas que, para lá das superfícies formais dos objectos construídos, revelam as narrativas escondidas da arquitectura, os seus conflitos estéticos e mesmo as suas implicações políticas”, escreve o director do MAAT na introdução do catálogo que acompanha a exposição, que, para além de um ensaio da sua autoria, inclui textos de Sérgio Fazenda Rodrigues e de Gloria Moure. Em 2000, esta curadora espanhola assinou uma mostra em Barcelona que já problematizava alguns dos tópicos agora abordados e/ou aprofundados no MAAT, que reúne quase 80 obras, boa parte das quais vindas da Colecção de Fotografia Contemporânea do Novo Banco. Um desses tópicos reflecte sobre a contaminação recíproca entre fotografia e arquitectura, ao ponto de, a partir dela, se forjarem novos paradigmas de produção e se moldarem novos campos imagéticos, numa dinâmica que permite interrogar e ampliar a concepção e o universo da arquitectura.

Sem ser central na proposta curatorial, a afirmação da fotografia como objecto estético per se na sua relação com cultura visual da arquitectura é outra das linhas de força que atravessa a exposição. A mostra foi dividida em três partes: Campo Expandido; Ficção/Narrativas Sociais; e Fabricação/Reconstruções Digitais. O conjunto inclui autores de vários campos artísticos potenciando múltiplas afinidades estéticas. Obras seminais de Andreas Gurski, Jeff Wall, Hiroshi Sugimoto e Thomas Demand relacionam-se com trabalhos de artistas portugueses como André Cepeda, Rodrigo Oliveira, Isabel Brison ou Rita Sobral Campos.

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Cortesia Colecção de Fotografia Novo Banco