Autoridades investigam vídeo de soldados que parecem disparar sobre foto de Corbyn

Vídeo mostra quatro soldados a disparar contra um alvo com a foto do líder trabalhista.

Foto
Militares terão usado fotografia de Jeremy Corbyn DR

O Ministério da Defesa do Reino Unido anunciou que está a investigar um vídeo em que soldados britânicos parecem disparar sobre o líder da oposição, o trabalhista Jeremy Corbyn.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

O Ministério da Defesa do Reino Unido anunciou que está a investigar um vídeo em que soldados britânicos parecem disparar sobre o líder da oposição, o trabalhista Jeremy Corbyn.

O vídeo de 25 segundos foi postado no Snapchat, um serviço de troca de mensagens, e mostra quatro soldados a disparar contra uma grande alvo com uma fotografia de Jeremy Corbyn e a legenda “contente com isto”. 

“Temos conhecimento de um vídeo a circular nas redes sociais”, disse um porta-voz do Exército. “Este comportamento é totalmente inaceitável e muito abaixo do alto padrão que o exército espera. Foi iniciada uma investigação.”

Do Partido Trabalhista, um porta-voz disse que o comportamento era inaceitável, mas acrescentou estar confiante de que o Exército vai investigar o incidente e tomar as medidas necessárias.

Alguns deputados criticaram veementemente os soldados. “Vergonhoso e absolutamente inaceitável. Isto vai contra os valores [do Exército britânico]”, escreveu no Twitter o antigo militar e deputado trabalhista Dan Jarvis. 

“Se for verdadeiro, é inaceitável”, reagiu o subsecretário de Estado da Defesa, Tobias Ellwood. “Estou a averiguar.”