Dominado incêndio em Castelo de Paiva

O fogo foi dado como cirscuncrito durante a manhã de sábado.

Foto
LUSA/PAULO NOVAIS (arquivo)

O incêndio que lavrava em Castelo de Paiva desde a tarde de sexta-feira foi dado como dominado pelas 8h30 de sábado, mantendo-se no local 220 homens e 64 viaturas, disse à Lusa fonte do CDOS de Aveiro.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

O incêndio que lavrava em Castelo de Paiva desde a tarde de sexta-feira foi dado como dominado pelas 8h30 de sábado, mantendo-se no local 220 homens e 64 viaturas, disse à Lusa fonte do CDOS de Aveiro.

Segundo o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Aveiro, entre as 6h e as 8h esteve um meio aéreo envolvido no combate às chamas, mas por esta altura “já não é necessário”, estando a decorrer as operações de rescaldo.

Cerca das 00h45 de sábado, o incêndio continuava com uma frente activa, que lavrava em direcção ao rio Paiva, numa zona de acessos difíceis, mas estava a evoluir de forma favorável.

O fogo começou na sexta-feira, por volta das 15h50, em Castelo de Paiva, onde afectou as localidades de Bairros e Real, e progrediu para o concelho de Arouca, nomeadamente para Serabigões, não havendo registo de feridos nem de habitações ou povoações ameaçadas.

Durante a tarde de sexta-feira, outra frente de fogo, entretanto controlada, chegou a ameaçar algumas habitações entre as freguesias de Bairro e Real.

O presidente da Câmara de Castelo de Paiva, Gonçalo Rocha, declarou à Lusa não haver casas em risco e que os bombeiros vão prosseguir o combate durante a noite, esperando-se que “tudo esteja resolvido quando o sol nascer”.

Gonçalo Rocha adiantou que este fogo afecta uma zona “completamente diferente” do grande incêndio de Outubro de 2017, que destruiu cerca de metade da mancha florestal do concelho.