CDS-PP alerta para estado de degradação da Escola Secundária de Cascais

Apesar de a Câmara de Cascais ter disponibilidade para investir 40 milhões de euros, a concretização de obras no edifício provisório não é feita há 44 anos.

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evr enric vives-rubio

A líder do CDS-PP, Assunção Cristas, alertou esta segunda-feira para o estado de degradação da Escola Secundária de Cascais, no distrito de Lisboa, e acusou o Governo de dificultar a realização de obras por parte da autarquia.

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A líder do CDS-PP, Assunção Cristas, alertou esta segunda-feira para o estado de degradação da Escola Secundária de Cascais, no distrito de Lisboa, e acusou o Governo de dificultar a realização de obras por parte da autarquia.

A visita de Assunção Cristas ocorreu quase uma semana depois de a comunidade escolar e a Câmara Municipal de Cascais terem manifestado a sua preocupação pelo "elevado estado de degradação" do equipamento escolar, e chamado a atenção para a presença de amianto no recinto.

"Estamos numa escola provisória há 44 anos e isso nota-se bem no espaço. Era suposto ter existido uma escola nova há muitos anos e não existe", afirmou aos jornalistas a presidente do CDS-PP.

Assunção Cristas acusou o Ministério da Educação de estar a "bloquear" a construção de uma escola nova, uma vez que existe disponibilidade da Câmara de Cascais (PSD) para investir 40 milhões de euros na concretização da obra.

"A Câmara Municipal de Cascais já manifestou de forma vincada o seu interesse e disponibilidade para fazer uma escola de raiz nova e investir aqui 40 milhões de euros e o Ministério não faz nem deixa fazer", acusou. 

A líder centrista considerou que este exemplo mostra que existe um "contraste entre o discurso e a acção do Governo" em relação à descentralização de competências para as autarquias.

O Ministério da Educação foi questionado há uma semana pela Lusa acerca das actuais condições na Escola Secundária de Cascais e a hipótese de ser o município a assumir a construção de uma nova infra-estrutura, mas ainda não foi dada uma resposta.