Diamantino e Aquaparque nomeados para os Prémios Europeus de Cinema

O filme de Gabriel Abrantes compete com O Espírito da Festa e A Morte de Estaline. Já a curta de Ana Moreira concorre com mais 14 filmes.

Foto
Aquaparque é a estreia da actriz Ana Moreira na realização,

Os filmes portugueses Diamantino, de Gabriel Abrantes e Danel Schmidtt, e Aquaparque, de Ana Moreira, estão nomeados para os Prémios Europeus de Cinema (European Film Awards - EFA), que serão entregues a 15 de Dezembro, em Sevilha, Espanha.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

Os filmes portugueses Diamantino, de Gabriel Abrantes e Danel Schmidtt, e Aquaparque, de Ana Moreira, estão nomeados para os Prémios Europeus de Cinema (European Film Awards - EFA), que serão entregues a 15 de Dezembro, em Sevilha, Espanha.

De acordo com informação disponibilizada no site oficial dos EFA, Diamantino, a primeira longa-metragem de ficção do português Gabriel Abrantes e do norte-americano Daniel Schmidt, está nomeado na categoria Comédia Europeia, na qual competem também O Espírito da Festa, dos franceses Érice Toledano e Olivier Nakache, e A Morte de Estaline, do britânico Armando Iannucci.

Aquaparque, a estreia da actriz Ana Moreira na realização, está nomeado na categoria Curta-Metragem Europeia, na qual competem mais 14 filmes. A curta, cuja acção se desenrola num parque aquático abandonado, recebeu em Julho o prémio Kino Sound Studio do Curtas Vila do Conde - Festival Internacional de Cinema.

Diamantino venceu em Maio o Grande Prémio da Semana da Crítica do Festival de Cinema de Cannes. O filme, ainda sem data de estreia em Portugal, conta a história de Diamantino, interpretado pelo actor Carloto Cotta, uma superestrela do futebol mundial, cuja carreira cai em desgraça.

Além de Carloto Cotta, o elenco desta co-produção entre Portugal, Brasil e França inclui Cleo Tavares, Anabela Moreira, Margarida Moreira, Carla Maciel, Filipe Vargas, Manuela Moura Guedes, Joana Barrios e Maria Leite.

Gabriel Abrantes e o norte-americano Daniel Schmidt têm trabalhado juntos nos últimos anos em filmes como Tristes Monroes (2017) e A History of Mutual Respect (2010).

Os vencedores da 31.ª edição dos Prémios Europeus de Cinema são anunciados numa cerimónia que está marcada para 15 de Dezembro em Sevilha.