Vítimas de violência conjugal procuram menos os serviços de saúde

Procurar ajuda médica é importante para quebrar o ciclo de violência, defendem os autores de um estudo europeu que incluiu a cidade do Porto. As vítimas de violência praticada por um parceiro íntimo tendem a recorrer menos aos serviços de saúde, concluíram.

Foto
Paulo Pimenta

As vítimas de violência conjugal estão numa situação de dupla desvantagem: apesar do sofrimento emocional ou físico causado pelas agressões, tendem a procurar menos os serviços de saúde e o apoio que as poderia ajudar a quebrar o ciclo de violência. Um estudo multicêntrico integrado num projecto europeu permitiu perceber que a probabilidade de uma vítima de abusos praticados por um parceiro íntimo não ir ao médico é cerca de 30% superior à de uma pessoa que não está nesta situação, sintetiza Henrique Barros, médico e director do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto, e que é um dos autores deste trabalho. 

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

As vítimas de violência conjugal estão numa situação de dupla desvantagem: apesar do sofrimento emocional ou físico causado pelas agressões, tendem a procurar menos os serviços de saúde e o apoio que as poderia ajudar a quebrar o ciclo de violência. Um estudo multicêntrico integrado num projecto europeu permitiu perceber que a probabilidade de uma vítima de abusos praticados por um parceiro íntimo não ir ao médico é cerca de 30% superior à de uma pessoa que não está nesta situação, sintetiza Henrique Barros, médico e director do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto, e que é um dos autores deste trabalho. 

Na prática, os dados deste estudo indicam que quase uma em cada cinco vítimas de algum tipo de violência conjugal (agressões físicas, verbais ou de natureza psicológica) não vê satisfeitas as suas necessidades em saúde, especifica Henrique Barros, que é professor catedrático de epidemiologia e assina um artigo sobre este tema no European Journal  of  Public  Health, em conjunto com investigadores de mais cinco países.

Neste estudo foram avaliadas 3279 pessoas de seis cidades europeias (Atenas, Budapeste, Estugarda, Londres, Porto e Östersund, na Suécia), com idades compreendidas entre os 18 e os 64 anos. À pergunta “teve necessidade de recorrer a um serviço de saúde mas não procurou ajuda?”, os inquiridos que tinham tido sido vítimas de algum tipo de violência conjugal responderam com maior frequência que não tinham recorrido a serviços de saúde (18,6%) do que os que não tinham sido vítimas de agressões (15,3%).

Os indivíduos envolvidos neste tipo de abusos tendem a evitar ou a adiar a ida ao médico ou a omitir a causa dos seus sintomas. E não procurar ajuda médica ou atrasá-la pode contribuir para piorar o prognóstico, aumentar o risco de hospitalização e o tempo de internamento, além de diminuir a qualidade de vida, enfatizam os investigadores deste estudo que integra o projecto Dove (Domestic Violence against Women/Men in Europe: Prevalence, determinants, effects and policies/pratices). O fenómeno também impede que se quebre o ciclo de violência, enfatiza Henrique Barros.

As pessoas vítimas de abusos e agressões tendem a ter mais problemas de saúde, problemas cardiovasculares, de saúde mental, síndrome pós-traumática. “É como se vivessem um terramoto todos os dias”, ilustra Henrique Barros. E se até tinham à partida razões para utilizar mais os cuidados de saúde, o que constata é exactamente o contrário: vão menos ao médico.

"Independentemente da cidade, da idade e do sexo, quem é vítima de violência procura menos os serviços de saúde", frisa o investigador, notando que isto acontece também independentemente da situação financeira: “Não é por falta de dinheiro. Se tivermos duas médicas, a que é vítima de violência recorre menos aos serviços de saúde." Um fenómeno que poderá ser explicado, especulam os investigadores, pela vergonha ou pelo medo de retaliação, entre outros motivos.

Mas este problema tem uma solução fácil, afirma Henrique Barros, que acredita que não seria complicado fazer o rastreio destes casos nos serviços de saúde, identificá-los e encaminhá-los para respostas apropriadas: “Se os médicos de família medem a pressão arterial e pesam as pessoas nas consultas, por que é que não lhes perguntam, por exemplo, como vai a situação em casa?” Até porque, observa, “quando as pessoas estão a sofrer, se tiverem quem as ouça, falam”. O que acontece é que nos serviços de saúde se perde muitas vezes a oportunidade de detectar este tipo de problemas, lamenta.

Agressores que também são agredidos

A investigação incidiu sobre uma fatia da população que tem sido menos estudada, a das vítimas de formas menos graves de violência, mas que provocam também danos na saúde, os quais podem até evoluir para doenças crónicas. Muitos parceiros envolvidos em actos de violência sofrem agressões que não resultam em hospitalizações nem em mortes, mas isso pode influenciar a sua saúde, justificam os investigadores no artigo. 

Outro fenómeno curioso é o da chamada agressão mútua ou bidireccional, em que ambos os parceiros íntimos são agressores e vítimas. "Muita da pesquisa inicial sobre violência conjugal foi conduzida com mulheres que sofreram abusos graves e baseou-se na assunção de que a violência conjugal é perpetrada pelos homens contra as mulheres, mas os dados indicam que frequentemente as agressões são mútuas", frisam os autores do estudo.

Este é, aliás, o tipo de violência mais frequente em várias cidades, a chamada violência mútua ou recíproca e que se desenvolve muitas vezes num contexto de escalada conflituosa, demonstra este trabalho. Aqui, são considerados três grupos distintos: os que são vítimas de violência, os que são agressores e os que experienciam a violência na qualidade de vítimas e agressores em simultâneo.

No Porto, por exemplo, a proporção de pessoas que diziam ter sido vítimas era de 5,7%, a dos que assumiam ser agressores era de 6%; já os que afirmavam ser vítimas e agressores em simultâneo totalizavam 15,7%. Por cidades, a proporção de vítimas era mais alta em Londres (7,4%) e mais baixa em Estugarda (3,4%). E há cidades em que a violência mútua é mais elevada, como Estugarda (29,7%) e Atenas (22,5%).

Apesar das limitações do estudo, que os investigadores invocam, foi também possível perceber que as mulheres vítimas de violência conjugal tendem mais a não procurar ajuda e a desvalorizar a gravidade dos sintomas e das consequências. E, apesar de também se perceber que há mulheres que são agredidas e agridem os homens, a violência dos homens sobre as mulheres é "muito mais agressiva". Este estudo, conclui Henrique Barros, identifica um problema que é preciso resolver — as vítimas devem procurar ajuda, até porque isso servirá para quebrar o ciclo de violência.