Quer um pedaço da Lua? Este vai a leilão

Se sempre quis ter um pedacinho da Lua, mas nunca saiu da Terra, tem até 18 de Outubro para adquirir uma rocha lunar com mais de cinco quilos.

Fotogaleria

Um meteorito lunar de cinco quilos e meio vai a leilão e pode ser vendido por mais de 434 mil euros, a base de licitação.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

Um meteorito lunar de cinco quilos e meio vai a leilão e pode ser vendido por mais de 434 mil euros, a base de licitação.

O meteorito NWA 11789 (conhecido informalmente por Buagaba) é composto por seis fragmentos, que se encaixam como um puzzle, o maior dos quais pesa cerca 2,7 quilos. Apesar de ter sido encontrado na Mauritânia em 2017, provavelmente já se encontrava em território terrestre há milhares de anos e é um dos maiores pedaços da Lua alguma vez a ser comercializado.

A maior parte das rochas lunares encontradas na Terra têm o tamanho de uma noz ou de uma bola de golfe. “Está perto de ser uma descoberta que acontece uma vez na vida”, diz à Associated Press Geoff Notkin, o actual dono da Buagaba, estrela da série televisiva Meteorite Men e fundador da Aerolite Meteorites, empresa especializada na venda de meteoritos.

Quando atravessou a atmosfera terrestre, a rocha endureceu com o calor extremo.

O vice-presidente da leiloeira RR, Robert Livingston, afirmou à Associated Press que o meteorito acrescentaria valor a qualquer colecção de história natural, mas não se admiraria se algum coleccionador privado fizesse a aposta mais alta. “Esta é a única forma de os coleccionadores agarrarem este pedaço de lua porque as rochas lunares trazidas por astronautas são propriedade do governo dos Estados Unidos da América”, refere.

“Poucos, se é que há algum, dos principais museus do mundo têm um meteorito lunar que se aproxime deste em termos de tamanho e raridade”, afirma a leiloeira no seu site.

O leilão, que será realizado online, começa esta quinta-feira e termina no dia 18 de Outubro.